Forte tempestade atinge países europeus
No dia 19 de fevereiro, a tempestade Eunice atingiu diversos países da Europa, como Reino Unido, França, Irlanda, Holanda, Bélgica e Polônia. Com ventos de até 200 quilômetros por hora, edifícios foram danificados, árvores foram arrancadas e ao menos 16 pessoas morreram. Centenas de voos e viagens de trem foram canceladas em todo o noroeste do continente. Só no País de Gales, mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Eunice teve início na Irlanda e foi a tempestade mais forte que já passou pelo Reino Unido.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, G1 e O Globo.

Rainha Elizabeth II está com covid-19
O Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra, informou, em 20 de fevereiro, que a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, foi diagnosticada com covid-19. Ela já estava sendo monitorada desde que o filho, príncipe Charles, testou positivo para a doença — eles tinham se encontrado dois dias antes do diagnóstico do herdeiro. A rainha, de 95 anos, está vacinada e, até o fechamento desta edição, apresentava apenas sintomas leves, como os de um resfriado.
Fontes: BBC e UOL.

Banco suíço vaza dados de políticos e chefes de estado
O Projeto de Reportagem Sobre Crime Organizado e Corrupção, feito em conjunto por veículos de imprensa de diferentes países, divulgou, em 20 de fevereiro, dados de contas de mais de 18 mil clientes do banco suíço Credit Suisse. Entre os usuários que tiveram informações expostas estão chefes de Estado e políticos, como o rei Abdullah II, da Jordânia, e suspeitos de cometer crimes. Os dados revelam quais são as fortunas dessas pessoas e como elas enriqueceram. Como as informações, concedidas pelo banco, mostram contas abertas entre as décadas de 1940 e 2010, o Credit Suisse defende que a maioria delas já foi fechada ou está sendo encerrada.
Fontes: Istoé Dinheiro, InfoMoney e O Globo.

Irã apresenta condições para um novo acordo nuclear
Políticos iranianos divulgaram, em 20 de fevereiro, exigências para estabelecer um novo acordo sobre armas nucleares. Entre as condições, estão que: Estados Unidos e Europa não podem sair do acordo; caso
o Irã descumpra alguma parte, não devem ser instauradas sanções econômicas imediatamente (como impedir o comércio de produtos com outras nações). Se o acordo for selado, o Irã se compromete a limitar os estudos e a produção de componentes que podem se tornar armas nucleares (mais devastadoras do que os outros tipos de arma).
Fontes: CNN e UOL.

Pela primeira vez na pandemia, Austrália abre para turistas
A partir de 21 de fevereiro, turistas vacinados contra a covid-19 poderão entrar na Austrália. O país estava com as fronteiras fechadas desde março de 2020, para conter os casos da doença por lá — apenas australianos e estrangeiros residentes (ou seja, que moram na Austrália) estavam autorizados a entrar no país.
Fontes: CNN Brasil e Folha de S.Paulo.

Protestos antivacina acontecem no Canadá, França e Nova Zelândia
Duas semanas após o início, os protestos contra a vacina da covid-19 em Ottawa, capital do Canadá, terminaram. A polícia está liberando as ruas e limpando o lixo deixado no local. Enquanto isso, manifestações similares estão acontecendo em Wellington, capital da Nova Zelândia, e continuaram mesmo depois de autoridades tentarem dispersar a multidão tocando a música infantil Baby Shark no volume máximo. A França também registrou carreatas antivacina no dia 13 de fevereiro.
Fontes: Al Jazeera, DW, Folha de S.Paulo, O Globo e Terra.

Estudo mostra que mortes por inundações podem aumentar em cerca de 130%
O Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), grupo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou um relatório em 14 de fevereiro mostrando que, se nada for feito para frear as mudanças climáticas, as mortes causadas por inundações aumentarão em cerca de 130% em comparação com o período de 1976 a 2005. No dia 28 de fevereiro, a ONU vai promover um evento para debater esses dados e compartilhar o que pode ser feito para impedir que se tornem realidade.
Fontes: Istoé e UOL.

N´úmeros da covid-19

Mundo
Total de casos: 423.437.674*
Total de mortes: 5.878.328*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 4.910.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.320.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 21 de fevereiro.

Brasil
Total de casos: 28.245.551
Total de mortes: 644.604
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 171.242.485
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 155.732.658
Fonte: Ministério da Saúde, dados de 21 de fevereiro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido