EUA AUTORIZAM ENTRADA DE TURISTAS VACINADOS SEM RESTRIÇÕES
A partir de 8 de novembro, turistas imunizados contra a covid-19 poderão ir aos Estados Unidos sem passar por restrições (como quarentena obrigatória). Todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil serão aceitas para a entrada, pois foram aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, os EUA continuarão exigindo que os turistas apresentem um teste negativo de covid-19 feito até 72 horas antes do embarque.
Fontes: CNN Brasil e G1.

ANGELA MERKEL PARTICIPA DE SUA ÚLTIMA CÚPULA EUROPEIA
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, esteve, em 22 de outubro, em sua última cúpula europeia (encontro de líderes políticos para discutir assuntos de interesse público) antes de deixar o cargo. Ela foi aplaudida de pé por quem estava presente e recebeu uma mensagem em vídeo de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. “Tive o privilégio de ter a sua parceria para enfrentar uma série de crises”, disse o político.
Fontes: G1 e UOL

MOSCOU DECRETA NOVO LOCKDOWN
A partir de 28 de outubro, a cidade de Moscou, na Rússia, voltará a adotar medidas de lockdown (fechamento completo) para combater uma nova onda de casos de covid-19 no país. O anúncio foi feito pelo prefeito Sergey Sobyanin, em 21 de outubro. Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou o fechamento de ambientes de trabalho 30 de outubro e 7 de novembro. Apenas atividades essenciais continuarão abertas.
Fontes: CNN Brasil e Exame.

MILITARES TOMAM O PODER NO SUDÃO
No dia 25 de outubro, militares deram um golpe de Estado e tomaram o poder no Sudão. Eles prenderam o primeiro-ministro interino, Abdalla Hamdok, e outras figuras importantes da política do país. O general Abdel Fattah al-Burhan fez um pronunciamento oficial na televisão dizendo que os militares comandarão o Sudão até um novo presidente ser eleito. Milhares de pessoas foram às ruas em Cartum e Omdurman para protestar contra o novo regime.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

ELEFANTAS EM MOÇAMBIQUE NASCEM SEM PRESAS
No Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, elefantas estão nascendo sem presas. Segundo cientistas que acompanham o fenômeno, isso pode ter relação com a caça que acontece no país para roubar as presas do animal e vender no mercado ilegal. Uma vez que tantos elefantes estão tendo as presas capturadas, é provável que, por uma questão evolutiva, eles já estejam nascendo sem essa parte do corpo, que tem diversas funções na vida do animal.
Fontes: CNN Brasil e UOL

VACINADOS VÃO À GRANDE MESQUITA DE MECA SEM DISTANCIAMENTO
A Grande Mesquita de Meca, na Arábia Saudita, um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos, abriu pela primeira vez para os fiéis rezarem sem distanciamento social em 17 de outubro. O lugar, que passou meses fechado por causa da pandemia, flexibilizou a entrada de pessoas aos poucos, mas até agora não tinha permitido que a capacidade máxima fosse atingida. Com o retorno total, apesar de não precisar manter o distanciamento, os fiéis que visitam o local devem estar vacinados e usar máscara.
Fontes: Al Jazeera e G1.

NA ÍNDIA, CASA É LEVADA PELA CORRENTEZA POR CAUSA DE ENCHENTES
Uma tempestade na Índia, que causou inundações e deslizamentos de terra, fez com que uma casa do estado de Kerala se inclinasse até afundar nas águas de um rio que transbordou, em 17 de outubro. Até o fechamento desta edição, a imprensa local afirmava que ao menos 22 pessoas haviam morrido com as chuvas. Diversas famílias tiveram que ir para abrigos até que a situação seja resolvida.
Fontes: CNN Brasil e India TV News.

CHINA TEM NOVO CONFINAMENTO
O governo chinês determinou, em 25 de outubro, o confinamento de pessoas no norte do país e pediu aos habitantes de Pequim que evitem sair de casa por causa de uma nova onda de casos de covid-19 (foram 39 novos infectados em 24 horas). A decisão foi tomada um dia depois da tradicional maratona de Wuhan ser adiada para evitar novos contágios. O país é conhecido pela política de tolerância zero para conter casos da doença.
Fontes: G1 e O Tempo.

NÚMEROS DA COVID-19 NO MUNDO

TOTAL DE CASOS NO MUNDO: 243.260.214*
TOTAL DE MORTES NO MUNDO: 4.941.039*
PESSOAS VACINADAS, 1ª DOSE: 898.910.000**
PESSOAS VACINADAS, DOSE ÚNICA OU SEGUNDA DOSE: 2.930.000.000

Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 25 de outubro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido