Na Itália, centenas de jovens protestam contra mudanças climáticas
Liderados pela ativista sueca Greta Thunberg, centenas de jovens marcharam no dia 1º de outubro em Milão, na Itália, para protestar contra mudanças climáticas e exigir postura mais firme de líderes mundiais na luta contra o aquecimento global. As manifestações focaram em políticos que participarão da ONU COP26, uma das reuniões mais importantes sobre mudança climática, prevista para ser realizada entre outubro e novembro, em Glasgow, Escócia.
Fontes: CNN e Correio Braziliense

Universidade de Cabul, no Afeganistão, proíbe a presença de mulheres
Mohammad Ashraf Ghairat, reitor da Universidade de Cabul, no Afeganistão, anunciou, em 27 de setembro, que mulheres e professoras não poderão frequentar ou trabalhar nos cursos da instituição. Ghairat faz parte do Talibã, grupo extremista que voltou ao poder no país e usa a própria interpretação da Sharia (a lei islâmica, seguida por muçulmanos) para governar. Saiba mais nas edições 175, 176 e 177 do Joca.
Fontes: CNN e G1.

Rússia tem primeiro casamento real em mais de 100 anos
No dia 1º de outubro, a Rússia celebrou um acontecimento histórico: o primeiro casamento real (ou seja, de um membro da realeza) em mais de um século. O grão-duque Gueorgui Mikhailovich Romanov se casou com a italiana Rebecca Bettarini. Apesar de reproduzir a cerimônia aos moldes dos tempos do império e atrair muita atenção da mídia, o evento não tem validade oficial, pois a monarquia acabou no país em julho de 1918.
Fontes: Aventuras na História e Terra.

Japão escolhe novo primeiro-ministro
Após conquistar a maioria dos votos no Parlamento (conjunto de políticos eleitos pelo povo), em 4 de outubro, Fumio Kishida foi eleito o novo primeiro-ministro do Japão — ele vai desempenhar um papel similar ao de um presidente no país. Kishida tem 64 anos, vem de uma família tradicional de políticos, já disputou o cargo em 2020 e foi ministro das Relações Exteriores do Japão entre 2012 e 2017. Ele assume com a responsabilidade de conter a pandemia, que levou o país a ficar em estado de emergência por seis meses em 2021.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1

Vazamento de petróleo atinge Costa da Califórnia, nos EUA
Cerca de 470 mil litros de petróleo foram parar no oceano depois do rompimento de um oleoduto (sistema de tubulação para transporte de petróleo) no dia 2 de outubro, na Califórnia, Estados Unidos. O local mais afetado é a cidade de Huntington Beach. Peixes e pássaros morreram, e praias foram fechadas para o acesso das pessoas. A guarda costeira dos EUA anunciou ter aberto uma investigação para descobrir as causas do vazamento.
Fontes: G1, O Globo e R7.

Linhas de comunicação entre as Coreias são restabelecidas
Após ter a comunicação suspensa em agosto, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte voltaram a estabelecer linhas de diálogo em 4 de outubro. O contato está ocorrendo duas vezes por dia, nas linhas militares. Além disso, há um canal para navios comerciais. A ação faz parte de uma tentativa de melhorar o relacionamento dos países. Desde abril, os líderes das duas Coreias vêm trocando cartas.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.

Apagão atinge mais da metade das províncias chinesas
Por causa do aumento do preço do carvão, usado para gerar energia elétrica, mais da metade das províncias da China estão sofrendo cortes de eletricidade desde a última semana de setembro. No país, é o governo que controla os preços do carvão e, já que ele ficou mais caro, as geradoras de energia decidiram reduzir a quantidade utilizada para não ter prejuízo financeiro. Os cortes também ocorrem porque algumas províncias tentam cumprir a meta de diminuição de emissão de carbono estabelecida pelo governo chinês.
Fontes: CNN, O Globo e Valor Econômico

Nova Zelândia vai tentar “conviver” com a covid-19
O governo da Nova Zelândia desistiu de eliminar completamente os casos de covid-19 do país e passou a focar em controlar as contaminações e avançar na vacinação. A decisão foi anunciada em 4 de outubro, após a nação ter passado por uma quarentena recente bastante rígida para que o número de casos chegasse a zero, o que se tornou difícil com a presença da variante delta (mais transmissível) no país.
Fontes: O Globo e Valor Econômico.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos:
234.809.103*
Total de mortes: 4.800.375*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 917.840.000**
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 2.680.000.000**
Fontes: Organização Mundial da Saúde; Our World in Data; dados de 4 de outubro.

Brasil
Total de casos:
21.478.546
Total de mortes: 598.152*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 147.674.062*
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 93.951.410***
Fontes: ***Ministério da Saúde, dados de 4 de outubro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido