Presidente dos EUA fará homenagem às vítimas do 11 de setembro
Há vinte anos, em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram ataques da Al-Qaeda (grupo terrorista) que incluíram o choque de dois aviões com o World Trade Center, o complexo de edifícios mais alto do mundo na época, em Nova York — relembre os fatos na edição 175. Em memória às vítimas, Joe Biden, presidente norte-americano, realizará visitas oficiais a três locais emblemáticos em que ocorreram os atentados. Ele também assinou, no dia 3 de setembro, uma ordem para que o Departamento de Justiça do país avalie retirar o sigilo de documentos de investigações sobre os ataques para que familiares das vítimas tenham acesso a mais informações. No dia 10 de setembro, o Joca publicará um especial sobre os 20 anos do 11 de Setembro no site jornaljoca.com.br. Acesse para saber mais.
Fontes: G1 e CNN.

União Europeia impõe condições para relacionamentos com o Talibã
Os países que compõem a União Europeia (UE) discutiram, em 3 de setembro, como será o seu relacionamento com o Talibã, grupo extremista que assumiu o controle do Afeganistão. “Para apoiar a população afegã, temos que nos envolver com o novo governo do Afeganistão, o que não significa reconhecimento”, disse Josep Borrell, representante da UE, em entrevista coletiva. Entre as decisões, foi imposto que o país respeite os direitos das mulheres e da imprensa, permita acesso à ajuda internacional e não sirva como base para o terrorismo.
Fontes: CNN e O Globo.

Países liberam a entra de turistas brasileiros
As viagens de turismo para Portugal vindas do Brasil foram liberadas entre 1º e 16 de setembro. É necessária a apresentação de teste negativo para covid-19. A iniciativa tem como objetivo recuperar parte do prejuízo sofrido pelo mercado de turismo português na pandemia. A Alemanha segue pelo mesmo caminho e, desde 22 de agosto, flexibilizou as regras para entrada de brasileiros vacinados contra a covid-19. Dois dias depois, a Espanha divulgou medida semelhante. A lista de lugares que permitem turistas brasileiros já inclui países como França, Bélgica e Itália.
Fontes: Folha de S.Paulo, InfoMoney, Veja e O Globo.

Furação Ida atinge os EUA
No dia 29 de agosto, um furacão de categoria 4 (ou seja, muito potente) atingiu a costa Estados Unidos com ventos de 241 km/h. Ao menos 50 pessoas morreram e mais de 150 mil residências ficaram sem energia elétrica. O governo norte-americano declarou situação de desastre em Louisiana, uma das regiões mais afetadas, para que receba assistência, como reparos domésticos e habitações temporárias.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, G1 e Reuters

Chile e Argentina disputam território
No dia 29 de agosto, o Chile publicou uma atualização da sua carta náutica (que fala sobre os mares que pertencem ao país) ampliando o próprio espaço. O governo argentino reagiu imediatamente, afirmando que parte da área não pertence ao Chile, e sim à Argentina. “O Chile, com esse decreto intempestivo, apropria-se”, disse Felipe Solá, ministro das Relações Exteriores argentino, ao jornal El País. “O que o Chile fez foi defender sua soberania”, afirmou o presidente Sebastián Piñera em comunicado oficial. As nações declararam que pretendem resolver a disputa na Justiça, sem realizar guerras.
Fontes: El País e UOL

Variante Lambda preocupa América do Sul
O Peru divulgou, no fim de agosto, que a variante lambda corresponde por mais da metade (54,7%) das amostras de infecções por covid-19 analisadas no país. O dado deixou autoridades sanitárias de nações da América do Sul em alerta para um possível avanço da mutação, identificada pela primeira vez em agosto de 2020 no Peru. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a lambda, atualmente, como “variante de interesse”, que deve ser estudada e acompanhada. Países como Chile, Argentina e Brasil já registraram casos.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, National Geographic e OMS.

Premiê do Japão anuncia que não tentará reeleição
No dia 3 de setembro, Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão (que tem responsabilidades similares às de um presidente), declarou que não buscará a reeleição como chefe do Partido Liberal Democrata (LDP, na sigla original), como era esperado. Segundo ele, a decisão se deve ao fato de que seria difícil lidar com a pandemia e campanhas políticas simultaneamente. As eleições internas do partido serão em 29 de setembro.
Fontes: Folha de S.Paulo e Nexo

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 220.563.227*
Total de mortes: 4.565.483*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 999.990.000**
Pessoas vacinadas, dose única ou 2ª dose: 2.180.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 6 de setembro.

Brasil
Total de casos: 20.899.933***
Total de mortes: 583.810***
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 134.288.205***
Pessoas vacinadas, dose única ou 2ª dose: 66.714.861***
Fontes: ***Ministério da Saúde, dados de 6 de setembro

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 176 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido