Arábia Saudita volta a receber peregrinos vacinados
No dia 8 de agosto, a Agência de Notícias Saudita, ligada ao governo local, anunciou que vai reabrir as fronteiras do país para os peregrinos (pessoas que viajam a lugares considerados sagrados) vacinados contra a covid-19 que quiserem ir à Meca – cidade sagrada para os muçulmanos. O fechamento da fronteira já durava quase 18 meses. Para entrar, será preciso estar imunizado com uma vacina reconhecida pelo governo local e passar por um período de quarentena (para garantir que não há infecção pelo novo coronavírus).
Fontes: IstoÉ Dinheiro e UOL.

Governo anuncia mudanças na moeda venezuelana
O Banco Central da Venezuela divulgou, em 5 de agosto, o corte de seis dígitos (ou seis zeros) no bolívar soberano, moeda do país, que ganhará o nome de bolívar digital. A mudança começa a valer em outubro, quando cédulas do bolívar digital serão lançadas. Atualmente, para comprar um quilo de arroz, por exemplo, é preciso usar cerca de 5 milhões de bolívares (mais ou menos 6,60 reais). Alguns dos objetivos do corte de dígitos são diminuir a quantidade de notas necessárias para adquirir produtos e evitar problemas como a impossibilidade de os visores das calculadoras mostrarem tantos dígitos.
Fontes: G1 e Info Money.

França oficializa a exigência de passaporte sanitário
A partir de 9 de agosto, a França passou a exigir a apresentação de um passaporte sanitário (comprovante de vacinação, teste negativo ou documento que mostre a recuperação recente de uma infecção por covid-19) para entrar em diversos estabelecimentos, como restaurantes e hospitais (para acompanhar doentes), além de transportes de longas distâncias (avião, trem ou ônibus). A medida começa a valer apesar de existirem diversos protestos contra ela há cerca de um mês.
Fontes: G1 e RFI.

Israel decide aplicar terceira dose de vacina em idosos
No dia 29 de julho, o governo de Israel anunciou que pessoas acima de 60 anos poderão receber a terceira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19. A medida, que não estava prevista no começo da campanha de imunização, foi tomada para impedir o avanço da variante delta do novo coronavírus. Para receber o reforço, é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses. Quem tem comorbidades (situações de saúde que podem agravar a doença, como diabetes) já está recebendo a dose extra no país.
Fontes: O Globo e Veja.

China reage a novo surto de covid-19
A variante delta do novo coronavírus (saiba mais na página 9) está impulsionando uma nova onda de casos de covid-19 na China. Em 1º de agosto, o país registrou 98 novos casos, o maior número em um único dia desde janeiro. A nação voltou a aplicar sua política intensa de combate à pandemia, o que inclui confinamento, restrição a viagens e aplicação de testes em massa nas regiões afetadas. Em Pequim, a volta às aulas, prevista para o começo de agosto, foi adiada.

No dia 8 de agosto, foi concluída a operação de contenção do vírus
em Wuhan, primeira cidade do mundo a registrar casos de covid-19. Em menos de uma semana, foram testadas 11 milhões de pessoas, e 78 delas apresentaram resultado positivo e foram isoladas. Até o fechamento desta edição, a China tinha aplicado 1,7 bilhão de doses de vacina contra a doença.

Fontes: CNN, Correio Braziliense G1, IstoÉ, O Globo e UOL.

Wuhan-China-Covid
#pracegover:na China, garoto é testado para covid-19 com um tipo de cotonete. O profissional de saúde que aplica o teste está protegido com roupas médicas, cobrindo inclusive a cabeça. Foto: by Getty Images

Butão vacina quase todos os adultos em uma semana
País entre a China e a Índia, considerado um dos menos desenvolvidos do mundo, o Butão conseguiu imunizar, em segunda dose, quase toda
a população adulta contra a covid-19 em cerca de uma semana – a campanha da segunda dose começou em 20 de julho. De acordo com o Ministério da Saúde local, a vacinação chegou a 90% dos maiores de 18 anos (o Butão tem população total de 800 mil pessoas e cerca de 530 mil são adultos). Entre os imunizantes aplicados no país, estavam doses doadas por nações ricas.
Fontes: BBC, G1 e O Globo.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 202.608.306*
Total de mortes: 4.293.591*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 1.130.000.000**
Pessoas vacinadas, dose única ou 2ª dose : 1.210.000.000**

Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 9 de agosto

Brasil
Total de casos: 20.165.672***
Total de mortes: 563.151***
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 107.376.600***
Pessoas vacinadas, dose única ou 2ª dose: 45.612.438***

Fontes: ***Ministério da Saúde, dados de 9 de agosto.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido