Incêndios na Califórnia alteram o clima da região
O norte da Califórnia, nos Estados Unidos, tem enfrentado um forte incêndio florestal desde 4 de julho. O fogo já se espalhou para o estado vizinho, Nevada, e destruiu uma área equivalente à cidade de Chicago.
As chamas são tão fortes que alteram o clima da região, gerando nuvens chamadas de pirocúmulos, que provocam relâmpagos. Até o fechamento desta edição, o fogo ainda não tinha sido controlado.
Fontes: G1 e UOL.

Haiti vive crise política
O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi morto na madrugada do dia 7 de julho. Uma crise política atinge o país desde 2015, quando políticos de oposição a Moïse o acusaram de ter fraudado as eleições. Também existia uma polêmica sobre quando o então presidente deveria deixar o cargo: a oposição defendia que o mandato já havia acabado, enquanto Moïse dizia que isso só aconteceria em 2022. Atualmente, o primeiro-ministro Ariel Henry é quem governa o Haiti.
Fontes: BBC e O Globo.

Fortes chuvas atingem a Europa Ocidental
As chuvas mais intensas dos últimos cem anos atingiram a região da Europa Ocidental, causando enchentes e deslizamentos e bloqueando estradas em países como Alemanha, Bélgica e Holanda. Em 22 de julho, foi divulgado que ao menos 205 pessoas morreram e 176 permanecem desaparecidas. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco vai ajudar aqueles que perderam a casa em que moravam.
Fontes: BBC, CNN e The Guardian.

Torre Eiffel é reaberta para visitação
Ponto turístico da França, em Paris, foi reaberta para visitantes depois de mais de oito meses fechada por causa da pandemia de covid-19. Esse foi o maior período que a torre passou sem turistas desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Agora, o local opera com 50% da capacidade de pessoas e exige comprovante de vacinação na entrada.
Fontes: CNN e USA Today.

Meteoro explode no céu da Noruega
Na madrugada do dia 25 de julho, foi possível enxergar um meteoro explodindo no céu do sul da Noruega. O departamento de meteorologia do país confirmou o fenômeno raro e emitiu um comunicado explicando que o meteoro entrou na órbita terrestre a uma velocidade de 20 quilômetros por segundo, além de afirmar que ninguém foi ferido pelos destroços.
Fontes: CNN e Terra.

Presidente da Tunísia fecha o parlamento por 30 dias
Kais Saied, presidente da Tunísia, ordenou o fechamento do parlamento do país e a suspensão de suas atividades por 30 dias a partir de 25 de julho. Isso significa que deputados e senadores não vão trabalhar neste período, dando mais poder e liberdade ao presidente. O primeiro-ministro, Hichem Mechichi, foi destituído (ou seja, retirado do cargo) no mesmo dia. Ennahda, o principal partido político da Tunísia, chamou a decisão do presidente de golpe. Manifestantes tomaram as ruas exigindo a volta do parlamento.
Fontes: Estadão e Folha de S.Paulo.

China registra maior número de casos de covid-19 desde janeiro
Em 26 de julho, a China registrou 76 casos de infecção pelo novo coronavírus. Esse é o maior número em apenas um dia desde janeiro. Como a maioria dos casos se concentra em uma região, o governo optou por colocar Nanquim, capital de Jiangsu, em confinamento enquanto testa os mais de 9 milhões de habitantes da área considerada de risco. Até o fechamento desta edição, a China tinha registrado apenas duas mortes pela doença em 2021.
Fontes: G1 e UOL

Índia enfrenta inundações e alagamentos
A região oeste da Índia foi atingida por fortes chuvas em 22 de julho. As autoridade do país evacuaram (ou seja, orientaram a deixar o local) pessoas que moram em áreas vulneráveis e liberaram água de represas para evitar que transbordassem. Deslizamentos de terra aconteceram em Maharashtra, e centenas de vilas e cidades ficaram sem energia elétrica e água potável.
Fontes: G1 e The Guardian.

Números da covid-19 no mundo
Total de casos: 194.080.019*
Total de mortes: 4.162.304*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 1.050.000.000**
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 1.080.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 26 de julho

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 173 do jornal Joca.


Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido