EUA registram maior número de imigrantes na fronteira em 15 anos
Em março, mais de 171 mil pessoas tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México. O número, que corresponde a dois estádios Maracanã lotados, é o maior para um mês desde 2006, segundo o serviço de Proteção das Alfândegas e Fronteiras dos EUA. Os dados mostram também que, do total de pessoas, 11% eram menores de idade que tentaram entrar no país sozinhos (sem um adulto). A maior parte dos imigrantes era de locais como Honduras, Guatemala e El Salvador e tentava fugir da pobreza e violência do país de origem, entre outras razões.
Fontes: El País e The Washington Post.

Reino Unido tem o maior índice de vacinação da Europa
A nação teve dez mortes por covid-19 no dia 3 abril. É o menor número desde setembro de 2020. A taxa surge no momento em que o Reino Unido é o país que vacina mais rapidamente na Europa. Até 12 de abril, mais de 39 milhões de pessoas tinham recebido o imunizante por lá, o que corresponde a 58,3 doses para cada 100 habitantes. A taxa europeia é de 21,4 doses. Além disso, o governo britânico anunciou que todos os moradores poderão fazer teste de covid-19 duas vezes por semana. O objetivo é descobrir casos sem sintomas de forma rápida, interrompendo a transmissão.
Fontes: G1 e Our World in Data.

No Japão, cerejeiras florescem antes por causa das mudanças climáticas
A florada das cerejeiras no Japão (quando as flores dessas árvores brotam totalmente) aconteceu em 26 de março neste ano. Geralmente, o fenômeno se dá apenas em abril, mas o aumento da temperatura no planeta acelerou o processo — essa foi a florada que ocorreu mais cedo em 1.200 anos. Os japoneses aproveitam a época para passear ao ar livre e observar as flores, que duram poucos dias. As cerejeiras simbolizam o início da primavera no país.
Fontes: F5, G1 e Jovem Pan.

#pracegover: pessoas andam de barco em rio cercado por cerejeiras com flores cor-de-rosa. Foto: Getty Images

Equador elege novo presidente e Peru leva disputa para o segundo turno
Em 11 de abril, com 96% das urnas apuradas, o ex-banqueiro Guillermo Lasso foi anunciado vencedor da disputa presidencial no Equador, pois somava 52% dos votos válidos e não poderia mais ser ultrapassado pelo adversário, Andrés Arauz, que tinha 47% dos votos. Lasso assumirá a liderança do país em 24 de maio. Também em 11 de abril, o Peru anunciou que terá um segundo turno na disputa para a presidência. Uma previsão não oficial feita pela empresa Ipsos mostrou que Pedro Castillo e Keiko Fujimori vão concorrer na nova etapa. A contagem oficial, no entanto, não tinha sido divulgada até o fechamento desta edição. O segundo turno será em 6 de junho.
Fontes: El País, Istoé e G1.

Portugal registra a menor taxa de covid-19 da Europa
O país da União Europeia com a menor taxa de novos casos de covid-19 é Portugal, segundo dados de 25 de março do Centro Europeu de Controle de Doenças. O país registrou média de 71 infecções por 100 mil habitantes, enquanto a média europeia está em 323 casos. No início do ano, Portugal ocupava a pior posição na Europa, com 1.190 infecções. O lockdown de quase dois meses é visto como o principal motivo para a diminuição de casos. Uma nova fase de desconfinamento começou em 5 de abril.
Fontes: G1, Publico, R7 e UOL.

França vive terceiro lockdown
Um novo lockdown em todo o território francês começou em 3 de abril. A circulação de pessoas nas ruas fica restrita por um mês e as escolas estão fechadas. O número de internados com covid-19 no país chegou a 30 mil em 6 de abril. É o mais alto desde novembro, quando a França teve o pico da segunda onda da pandemia.
Fontes: CNN Brasil e G1

Índia tem recorde de novos casos de covid-19
Em 5 de abril, a Índia registrou 103.558 novos casos de covid-19 em 24 horas. Até então, só os Estados Unidos tinham atingido a marca de 100 mil infectados em um dia. O país asiático vive uma segunda onda da pandemia e novos recordes vieram em seguida, como em 12 de abril, com 168.912 casos num único dia. Entre os motivos para a alta estão a diminuição do isolamento social, novas variantes do vírus e os desafios de vacinar a segunda maior população do mundo.
Fontes: Agência Brasil, G1 e Organização Mundial da Saúde

Números da covid-19 no mundo e no Brasil
Total de casos no mundo: 135.646.617*
Total de mortes no mundo: 2.930.732*
Pessoas vacinadas no mundo: 788.190.000**
Casos no Brasil: 13.482.023*
Mortes no brasil: 353.137*
Vacinados no Brasil: 26.740.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 12 de abril; **Our World in
Data, em 12 de abril; ***Ministério da Saúde do Brasil, em 12 de abril.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido