Após seis dias, navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar
Um navio de contêineres (usado para transportar cargas) encalhou no Canal de Suez, no Egito, em 23 de março, após ter sido atingido por ventos fortes e uma tempestade de areia. Por ter ficado parada na diagonal, a embarcação impediu que outros navios navegassem pelo local. O desencalhe aconteceu no dia 29, o que permitiu a reabertura da rota para um engarrafamento de mais de 400 barcos.

O Canal de Suez é o caminho mais curto entre a Europa e a Ásia, e uma das rotas mais importantes do mundo — estima-se que mais de 10% do comércio global passe por lá. Com o encalhe do navio, muitas trocas comerciais entre países foram prejudicadas, incluindo a de itens importantes no combate à covid-19.

O navio encalhado se chama Ever Given, tem 400 metros de comprimento (o equivalente a 66 ônibus comuns enfileirados) e pesa 220 mil toneladas (o mesmo que 44 mil elefantes).

Fontes: Carta Capital, CNN Brasil, Folha de S.Paulo e O Tempo.

#pracegover: imagens aéreas mostram o navio parado no Canal de Suez. Crédito de imagem: pocpoc_pkc/Fotos Públicas

Monumentos apagam as luzes na Hora do Planeta
Ao longo de uma hora, diversos monumentos ao redor do mundo apagaram as luzes a partir das 20h30 (horários locais) de 27 de março, na Hora do Planeta. A iniciativa é liderada pela organização não governamental WWF (World Wide Fund for Nature) e tem como objetivo conscientizar as pessoas para a proteção da Terra. Luzes apagadas foram vistas em pontos como o Portão de Brandemburgo (Berlim, Alemanha) e o Estádio Nacional de Pequim (China).
Fontes: G1 e WWF

Pela primeira vez, cidade dos EUA vai indenizar negros por discriminação
Evanston, em Illinois, nos Estados Unidos, tornou-se a primeira cidade do país a decidir indenizar moradores negros como compensação pela discriminação ao longo da história. O programa dará assistência de até 25 mil dólares (cerca de 140 mil reais) para quem provar que viveu por lá ou é descendente de alguém que tenha morado na cidade entre 1919 e 1969 e sofrido discriminação por causa de medidas que existiam na época, como limitar os bairros onde os negros poderiam morar. A decisão foi anunciada em 22 de março.
Fontes: Estadão e The New York Times.

Espanha tem show com milhares em teste para o pós-pandemia
Para testar a segurança de grandes eventos com a pandemia mais controlada, 5 mil pessoas participaram de um show sem distanciamento social em Barcelona, na Espanha, em 27 de março. Todos tiveram que usar máscaras fornecidas pela organização (exceto quando estavam comendo e bebendo) e passar por um teste no dia da apresentação que identifica o vírus se a pessoa estiver infectada no momento. O resultado saía em cerca de 15 minutos e era enviado via celular. Quem testou positivo não pôde participar do show e teve o valor do ingresso devolvido.
Fontes: Estadão, G1 e The Independent.

Gibraltar começa a liberar população do uso de máscara
Território pertencente ao Reino Unido localizado no sul da Espanha, Gibraltar retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em algumas situações, como em locais abertos, em 28 de março. A decisão veio depois de o território ter vacinado 72% da população adulta com duas doses do imunizante contra o novo coronavírus. O item de proteção segue sendo obrigatório dentro do transporte público e de lojas. Gibraltar tem cerca de 33 mil habitantes e, no dia 28, tinha 10 casos ativos de covid-19.
Fontes: CNN Brasil e Reuters.

Arábia Saudita propõe plano para fim da guerra no Iêmen
A Arábia Saudita anunciou, em 22 de março, um plano para acabar com a guerra contra os houthis no Iêmen. Segundo o ministro das Relações Exteriores saudita, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, a proposta inclui parar de usar armas em todo o território do país. O porta-voz dos houthis, Mohamed Abdel Salam, porém, afirmou que só aceitaria planos que incluíssem o fim do bloqueio marítimo e aéreo que os sauditas impuseram ao Iêmen em 2015. Saiba mais sobre a guerra no país na edição 166 do Joca.
Fontes: Al Jazeera, Valor e Estado de Minas.

Números da covid-19 no mundo
Total de casos: 126.890.643*
Total de mortes: 2.778.619*
Pessoas vacinadas: 552.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 29 de março;
**Our World in Data, em 29 de março.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 167 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Ana Lara

    3 anos atrás

    amei a noticia

  • max2021

    3 anos atrás

    Max: Achei o da luz interessante, porque as pessoas concordaram para desligar a luz para uma hora por causa do gasto. Matheus: Achei interessante o da discriminação porque eles vão pagar uma indenização depois de muito tempo Beatriz lima: Eu achei do navio interessante porque o navio parado atrapalhou de chegar os produtos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido