Família de George Floyd fecha acordo de indenização
A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, fechou um acordo de indenização com a família de George Floyd no valor de 27 milhões de dólares (cerca de 150 milhões de reais), em 12 de março. Floyd, um homem negro, foi morto durante a abordagem de Derek Chauvin, um policial branco da cidade, em maio de Chauvin ainda será julgado. Relembre o caso de Floyd na edição 151 do Joca.
Fontes: CNN e G1.

Jeanine Áñez, ex-presidente da Bolívia, é presa
Ela tinha governado o país entre novembro de 2019 e novembro de 2020, após Evo Morales ter renunciado ao cargo, e foi presa em 13 de março. Áñez acusada de ter conspirado em um suposto golpe de estado que causou a renúncia de Morales. Além dela, Álvaro Coimbra, ex-ministro da Justiça, e Rodrigo Guzmán, ex-ministro da Energia, ficarão presos por ao menos seis meses enquanto o caso está sendo investigado.
Fontes: Estadão, Estado de Minas e UOL.

Países europeus endurecem medidas para conter a covid-19
Para evitar uma terceira onda de contágios impulsionada por uma variante do novo coronavírus, a União Europeia adotou novas regras de distanciamento social. É o caso, por exemplo, da Itália, onde os habitantes só poderão sair de casa para tarefas essenciais (como ir ao supermercado e hospital) a partir de 15 de março. Países como Áustria, Bulgária e Croácia assinaram uma carta solicitando um debate sobre a distribuição de vacinas no continente, que eles acreditam estar acontecendo de forma desigual.
Fontes: CNN Brasil e Estadão

Revezamento da tocha olímpica tem data para começar
A organização da Olimpíada de Tóquio anunciou, em 15 de março, que o tradicional revezamento da tocha está confirmado e deve começar no dia 25 do mesmo mês. Uma cerimônia acontecerá em Fukushima e não será aberta ao público, mas terá transmissão ao vivo. Saiba mais sobre os planos para o revezamento da tocha na página 11.
Fontes: G1 e O Globo.

Dois terços das florestas tropicais foram destruídos ou degradados, diz estudo
A agência de notícias Reuters divulgou, em 8 de março, um estudo da organização sem fins lucrativos Rainforest Foundation Norway concluindo que os humanos degradaram ou destruíram cerca de dois terços de floresta tropical do mundo. Desde 2002, mais da metade da destruição aconteceu na Amazônia, na América do Sul, e em florestas próximas. Florestas tropicais são essenciais para auxiliar a formação de chuvas e regular a temperatura do planeta.
Fontes: Reuters e UOL.

Pandemia gera crise política no Paraguai
Entre os dias 5 e 8 de março, milhares de manifestantes foram às ruas do Paraguai exigindo que o presidente Mario Abdo Benítez deixe o cargo. Eles não estão satisfeitos com a forma como o político está lidando com a pandemia. A falta de leitos no país fez com que os paraguaios lotassem os hospitais de Foz do Iguaçu, cidade do Paraná que faz fronteira com a nação.
Fontes: Estadão e Nexo.

Jordânia tem protestos após mortes por falta de oxigênio
Em 13 de março, sete pessoas morreram em um hospital público da cidade de Salt, na Jordânia, por falta de oxigênio em consequência da covid-19. O caso fez com que a população local iniciasse uma série de protestos ao redor do país. O ministro da Saúde, Nazir Obeidat, foi demitido, assim como o diretor e quatro funcionários do hospital onde ocorreram as mortes.
Fontes: Aventuras na História, Correio Braziliense e Folha de S.Paulo.

Nova Caledônia detecta primeiros casos de novo coronavírus
No dia 7 de março, a Nova Caledônia, um território francês, registrou os primeiros casos de covid-19. Por ter uma população pequena (cerca de 290 mil habitantes) e medidas rigorosas de isolamento social desde o começo da pandemia, o arquipélago (conjunto de ilhas) era um dos poucos lugares do mundo sem casos da doença. Para conter o vírus, foi instaurado um novo período de confinamento de duas semanas.
Fontes: G1 e Istoé.

Números da covid-19 no mundo
Total de casos: 119.603.761*
Total de mortes: 2.649.722*
Pessoas vacinadas: 359.450.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 15 de março;
**Our World in Data, em 15 de março.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido