Trump é absolvido em processo de impeachment
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, que se tornou alvo de um processo de impeachment em 13 de janeiro, foi absolvido pelo Senado do país. Ele tinha sido acusado de “incitação à insurreição” pela invasão ao Capitólio (onde fica o Congresso norte-americano ― relembre na edição 163), mas conseguiu ficar livre porque o processo não obteve os dois terços de votos no Senado necessários para uma condenação.
Fontes: Agência Brasil, G1 e Veja.

Bomba da Segunda Guerra Mundial é achada no Reino Unido
Uma bomba foi detonada na cidade de Exeter, no Reino Unido, em 27 de fevereiro. Ela foi encontrada um dia antes por construtores que se preparavam para erguer um prédio no local. Os profissionais reportaram a descoberta e a polícia realizou uma explosão controlada, já que não era possível desarmar o artefato. A bomba foi esquecida no local durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e pesava mais de mil quilos.
Fontes: BBC e UOL.

Na Bélgica, prisão entra em quarentena após casos de covid-19
No dia 27 de fevereiro, a administração da penitenciária de Namur, na Bélgica, anunciou que o governo do país a colocou em quarentena depois que mais da metade dos 132 prisioneiros, além de cerca de 60 funcionários, foram diagnosticados com covid-19. Todos os detentos estão proibidos de realizar caminhadas e receber visitas. Produtos de higiene são distribuídos diariamente, já que os presos não têm mais acesso aos chuveiros.
Fontes: G1 e O Dia.

Manifestação em Hong Kong apoia opositores do governo
No dia 1º de março, cerca de mil pessoas protestaram em frente ao tribunal de Hong Kong contra a prisão de 47 opositores do governo que estão sendo processados sob a nova Lei de Segurança Nacional (saiba mais nas edições 134 e 151). Os manifestantes alegam que a lei é injusta e pune apenas pessoas que desagradam o governo atual. Os opositores foram presos por organizar uma votação informal para escolher um candidato forte para concorrer a um cargo no Conselho Legislativo de Hong Kong.
Fontes: O Globo e Folha de S.Paulo.

Guillermo Lasso será o adversário de Arauz nas eleições do Equador
Duas semanas após o primeiro turno das eleições presidenciais no Equador, foi definido que Guillermo Lasso (Creo – Creando Oportunidades) será o adversário de Andrés Arauz, da coalizão União Pela Esperança (Unes), no segundo turno. Lasso tinha ficado tecnicamente empatado com o líder indígena Yaku Pérez (Pachakutik) e a decisão só veio em 21 de fevereiro. O segundo turno ocorrerá em 11 de abril.
Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo e G1.

#pracegover: Guillermo veste blazer azul, camisa branca e gravata vermelha com detalhes em tom mais claro. Foto: Commons

Sarkozy, ex-presidente da França, é condenado à prisão
Em 1° de março, Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi condenado a três anos de prisão. Ele foi acusado de oferecer um emprego para o juiz Gilbert Azibert em troca de informações sigilosas sobre uma investigação que avaliava se Sarkozy tinha recebido pagamentos ilegais para a campanha presidencial. Entretanto, o ex-presidente só precisará cumprir um ano da sentença (os outros dois foram suspensos) e poderá usar uma tornozeleira eletrônica (para rastreá-lo) em vez de ficar na prisão. Sarkozy nega os crimes.
Fontes: O Globo e Veja.

#pracegover: Sarkozy veste blazer e gravata azul-marinho e camisa azul clara listrada. Foto: Commons

Aliança da OMS distribui vacinas para Gana
No dia 1º de março, Gana, país da África, tornou-se a primeira nação a aplicar doses de vacina contra a covid-19 recebidas do Covax Facility, um consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2020, vários países se juntaram e colaboraram com dinheiro para o consórcio em troca de receber vacinas. O Brasil integra a aliança e deve receber a parte que lhe cabe, 10,6 milhões de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, antes de junho.
Fontes: G1 e Veja.

Em Mianmar, atos homenageiam vítimas de protestos
A jovem Mya Thwate Khaing, de 20 anos, morreu, em 19 de fevereiro, após cerca de dez dias internada por ter sido baleada durante um protesto contra o golpe militar em Mianmar — saiba mais na edição 164. No dia seguinte, outro manifestante foi atingido por um tiro enquanto a polícia tentava dispersar a multidão e não resistiu. Vários atos foram feitos ao redor do país para homenagear as vítimas. Os protestos continuam ocorrendo.
Fontes: CNN, DW e UOL.

Números da covid-19 no mundo
Total de casos: 113.820.168*
Total de mortes: 2.527.891*
Pessoas vacinadas: 244.270.000**
*Organização Mundial da Saúde, em 1º de março.
**Segundo o Our World in Data, em 1º de março.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido