Revista Time elege “criança do ano”
Todo os anos, a Time escolhe a “pessoa do ano”, ou seja, alguém que se destacou com ações relevantes. Em 2020, pela primeira vez, foi escolhida também a “criança do ano”. Gitanjali Rao, 15 anos, mora nos Estados Unidos, é cientista e usou a tecnologia para resolver questões importantes, como combater o vício em opioides (um tipo de remédio), o bullying virtual e limpar água contaminada.
Fonte: Time.

Franceses protestam contra nova lei
Milhares de pessoas foram às ruas na França, em 28 de novembro, para protestar contra a Lei de Segurança Global, aprovada pela Assembleia Nacional (que cumpre a função da Câmara dos Deputados no país) e que vai para votação no Senado. Os manifestantes não concordam com trechos que proíbem a divulgação de imagens de policiais em ação — eles acreditam que ficará mais difícil fiscalizar o trabalho dos oficiais assim. Até o fechamento desta edição, os protestos seguiam ocorrendo aos sábados.
Fontes: El País e O Globo.

Itália proíbe viagens de Natal e Ano-Novo
No dia 3 de dezembro, o governo italiano anunciou a proibição de viagens para as festas de fim de ano como uma forma de evitar a proliferação do novo coronavírus durante a segunda onda de infecções que atinge o país. A restrição vai acontecer entre 21 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021. Ainda no dia 3, o país registrou recorde diário de mortes: 993.
Fontes: G1 e UOL.

Alemanha prorroga lockdown até janeiro
Angela Merkel, chanceler (chefe de governo) da Alemanha, anunciou, no dia 2 de dezembro, que o lockdown parcial no país, programado para terminar neste mês, segue até 10 de janeiro. As medidas voltaram em 2 de novembro por causa da segunda onda do coronavírus e incluem o fechamento de restaurantes, bares e academias. As pessoas ainda podem circular nas ruas e as escolas seguem funcionando. Para o Natal, a ordem é limitar reuniões a cinco pessoas de duas casas diferentes.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

Eleição na Venezuela tem baixa participação
Em 6 de dezembro, os venezuelanos votaram para escolher os 227 integrantes da Assembleia Nacional do país (semelhante à Câmara dos Deputados). Boa parte dos partidos de oposição a Nicolás Maduro, atual presidente, boicotou a eleição por considerar o processo eleitoral pouco transparente. Segundo o Observatório Contra a Fraude no país, a abstenção (pessoas que deixaram de votar) foi de 80%. A maior parte dos políticos eleitos apoia Maduro.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

#pracegover: Nicolás Maduro veste terno preto, camisa branca e gravata azul. Ele está em pé e no fundo é possível ver o pedaço de um quadro. Foto: Carolina Cabral/Getty Images

Etiópia faz acordo com a ONU para enviar ajuda ao Tigré
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Etiópia estabeleceram um acordo, em 2 de dezembro, para enviar ajuda humanitária ao Tigré, região do país em que conflitos acontecem desde novembro. A medida prevê que organizações humanitárias (que ajudam os moradores) podem circular livremente pela região. Os enfrentamentos começaram após o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, iniciar uma operação militar contra a Frente de Libertação do Povo de Tigré (TPLF), partido que governa este território.
Fontes: Estadão, Estado de Minas e O Globo.

Tribunal acata processo de jovens portugueses contra 33 países
No dia 2 de dezembro, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos autorizou o andamento de uma queixa movida por seis jovens portugueses contra países europeus. Para o grupo, essas nações não fazem o suficiente para evitar o aquecimento global (saiba mais na edição 157 do Joca). Os 33 países processados (os 27 da União Europeia, além de Rússia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Turquia e Ucrânia) devem apresentar uma resposta formal até 23 de fevereiro.
Fontes: Folha de S.Paulo e Valor Econômico.

Japão terá primeiro parque temático da Nintendo
Foi anunciado, em 30 de novembro, o primeiro parque temático da Nintendo, empresa de videogames especializada em personagens icônicos, como Super Mario. Semelhante aos parques da Disney, a novidade ficará na cidade de Osaka, no Japão, e terá atrações para fazer o público se sentir dentro do universo dos jogos. A inauguração está marcada para 4 de fevereiro, mas pode ser adiada por causa da pandemia.
Fontes: G1 e Jovem Nerd.

#pracegover: Bowser, o vilão de Mario Bros, um tipo de dinossauro gigantesco. Foto: divulgação

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido