Reino Unido antecipa proibição para veículos a gasolina e diesel
A partir de 2030, cinco anos antes do anunciado anteriormente, o Reino Unido proibirá a venda de novos carros e vans movidos apenas a gasolina e diesel — combustíveis que liberam gases poluentes, o que contribui para o aquecimento global. O governo deve criar mecanismos para incentivar a compra de veículos elétricos. O objetivo é impedir o avanço das mudanças climáticas e criar “empregos verdes” (profissões cujas funções não agridem o meio ambiente).
Fontes: BBC e G1

Grécia fecha escolas por causa do novo coronavírus
O anúncio foi feito em 14 de novembro para o ensino fundamental e a educação infantil. A suspensão vale até o dia Até lá, as aulas serão realizadas de maneira virtual. O objetivo é impedir o avanço da covid-19, pois, nas últimas semanas, o país vem registrando aumento no número de infectados. Nas 24 horas anteriores ao fechamento desta edição, a Grécia teve 2.309 novos casos e 108 novas mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fontes: G1 e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais de cem sarcófagos são encontrados no Egito
A descoberta foi anunciada em 14 de novembro. Os mais de cem sarcófagos (espécie de caixão para imperadores e pessoas da alta sociedade do Antigo Egito) estavam no sítio arqueológico de Saqqara. Também foram encontradas dez estátuas e máscaras coloridas com mais de 2.500 anos e em ótimo estado. Os achados serão exibidos para o público em museus do país em 2021.
Fontes: Aventuras na História e UOL.

Escolas públicas de Nova York voltam a fechar
Em 18 de novembro, Bill de Blasio, prefeito de Nova York, Estados Unidos, decretou que as escolas públicas devem ser fechadas para conter a segunda onda de covid-19. A medida passou a valer já no dia seguinte. Bares, restaurantes e academias também estão fechados e está proibida qualquer reunião com mais de dez pessoas desde o dia 13 de novembro.
Fontes: G1 e UOL.

Correspondente internacional
“Estou em quarentena há 115 dias, e contando. Honestamente, tem sido uma luta. Apesar de este ano ter começado mal e de o vírus continuar impactando a vida de todas as pessoas — e sua saúde mental — 2020 não acabou e nós temos o poder de fazê-lo melhor. Devemos ser positivos e nos proteger dessa doença”, Lancelot M., 16 anos, estudante de uma escola particular que optou por permanecer aberta, em Nova York, EUA

Lancelot Palm Beach Jan 2020
#pracegover: Lancelot usa moletom cinza e óculos. Ele está em pé na avenida de uma praia. Foto: arquivo pessoal

Irã afirma que quebrou acordo nuclear de 2015
O governo iraniano admitiu que desrespeitou o acordo nuclear de 2015, assinado pelo Irã e mais seis nações, lideradas pelos Estados Unidos. O país está usando máquinas avançadas para enriquecimento de urânio, o que vai contra o que tinha sido estabelecido no pacto. O temor é que esses processos tenham como objetivo criar uma arma nuclear, que tem poder de destruição maior do que uma arma comum. No acordo de 2015, o Irã concordou em não fabricar armamentos do tipo.
Fontes: Estadão, G1 e The Guardian.

Tufão atinge Filipinas e Vietnã
Com ventos de mais de 155 km/h, o tufão Vamco chegou às Filipinas em 12 de novembro. Seis pessoas morreram e dez estão desaparecidas. Construções foram destruídas, houve alagamentos, falta de energia e mais de 180 mil pessoas tiveram que deixar a casa em que moravam para se proteger em locais mais seguros. Dez dias antes, o país tinha sido atingido por outro tufão, que tirou a vida de 13 pessoas. No dia 15, o Vamco se moveu para o Vietnã, onde também causou destruição e levou cerca de 450 mil pessoas a sair de casa. Nas últimas semanas, o país tem sofrido com tempestades severas, que já deixaram ao menos 159 mortos.
Fontes: BBC, The Guardian, Veja, CNN e G1.

Samoa tem primeiro caso de covid-19
País da Oceania com cerca de 200 mil habitantes, Samoa registrou, no dia 18 de novembro, o primeiro caso de novo coronavírus. O primeiro-ministro, Tuilaepa Sailele Malielegaoi, fez um pronunciamento pedindo calma à população e explicando que a pessoa infectada chegou de um voo e está em isolamento social.
Fontes: G1 e Radio New Zealand.

Números da covid-19
Casos no mundo: 58.425.681*
Mortes no mundo: 1.385.218*
Casos no Brasil: 6.087.608**
Mortes no Brasil: 169.485**

*De acordo com a Organização Mundial da Saúde até o fechamento desta edição.
**Segundo o Ministério da Saúde, em 23 de novembro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido