EUA suspendem algumas restrições de voos vindos do Brasil
Desde 14 de setembro, parte das restrições que o governo dos Estados Unidos tinha imposto para voos do Brasil foi suspensa. A medida também vale para China, Irã, Reino Unido, Irlanda e alguns países da União Europeia. Agora, cidadãos norte-americanos e seus filhos, por exemplo, que tenham passado por essas nações enfrentarão menos medidas de segurança ao chegar aos EUA. Já não americanos que tiverem passado pelos países citados até 14 dias antes da viagem ainda não podem entrar nos EUA.
Fontes: O Globo e UOL.

Britânicos poderão ser multados por não seguir isolamento social
Quem testar positivo para covid-19 e não praticar o isolamento social será multado em até 10 mil libras (algo em torno de 70 mil reais) no Reino Unido. “Se todos seguirem as regras, poderemos evitar mais confinamento em nível nacional”, disse o secretário de saúde britânico Matt Hancock, em entrevista à BBC. A regra passa valer em 28 de setembro.
Fontes: IG e UOL.

Governo japonês escolhe novo primeiro-ministro
Yoshihide Suga, de 71 anos, foi escolhido para ocupar o cargo por 314 dos 462 votos dos políticos japoneses, em 14 de setembro. Ele assume o lugar de Shinzo Abe, que precisou deixar a posição de primeiro-ministro por problemas de saúde. Suga declarou que pretende seguir a mesma linha de governo adotada por Abe.
Fontes: BBC, InfoMoney e O Globo.

primeiro-ministro-japao
#pracercover: Yoshihide Suga recebe flores de Shinzo Abe depois de ser escolhido como novo primeiro-ministro do Japão. Foto: Eugene Hoshiko – Pool/Getty Images

Pedido de impeachment de presidente é recusado no Peru
O congresso peruano (grupo de políticos do país) decidiu recusar um pedido de impeachment (quando um governante é forçado a deixar o cargo) contra o presidente, Martín Vizcarra. Ele foi acusado de fazer contratações ilegais para o governo. Depois de 12 horas de debate, 32 políticos votaram a favor do impeachment e 78 foram contrários.
Fontes: El País e Folha de S.Paulo.

Governo da Argentina prolonga quarentena mais uma vez
O isolamento social no país foi prolongado para até 11 de outubro, ao menos. Com isso, a Argentina já prorrogou a quarentena 12 vezes e alcançará a marca de 205 dias. Até o fechamento desta edição do Joca, o país tinha quase 623 mil casos de covid-19.
Fontes: G1 e UOL.

Taj Mahal, na Índia, reabre para visitas
Monumento mais visitado da Índia e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal reabriu, em 21 de setembro, após seis meses fechado por causa da pandemia. As medidas de segurança incluem proibição de fotos em grupo e controle de temperatura na entrada. Serão permitidos 5 mil visitantes por dia. Antes, eram em torno de 70 mil pessoas diariamente.
Fontes: BBC e G1.

#prcegover: imagem do Taj Mahal, na Índia, visto de frente. A construção é branca e tem árvores no entorno. Foto: Yawar Nazir/Getty Images

Milhares se manifestam na Tailândia
No dia 19 de setembro, a população voltou às ruas para protestar contra o governo na Tailândia. De acordo com a imprensa local, cerca de 50 mil pessoas se reuniram em frente à Universidade Thammasat, em Bangcoc, para pedir que o primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, deixe o cargo. Os manifestantes também exigiram o fim da lei que proíbe criticar a monarquia do país. Saiba mais na edição 155 do Joca.
Fontes: Estadão e O Globo.

#pracegover: a foto mostra manifestantes sentados no chão com cartazes. Foto: Lauren DeCicca/Getty Images

Números da covid-19*
Casos no mundo: 30.949.804*
Mortes no mundo: 959.116*
Casos no Brasil: 4.558.068**
Mortes no Brasil: 137.272**

*De acordo com a Organização Mundial da Saúde até o fechamento desta edição.
**Segundo o Ministério da Saúde, em 21 de setembro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido