Furacão Laura atinge os EUA
O fenômeno chegou ao estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, em 27 de agosto, com ventos de 240 km/h. Até o fechamento desta edição, havia 25 mortes. O governador da Louisiana, John Bel Edwards, declarou que, embora devastador, o furacão Laura causou menos danos do que era previsto.
Fontes: ABC News e Estadão.

#pracegover: a foto mostra uma casa azul coberta parcialmente por água depois da passagem do furacão. Foto: Eric Thayer/Getty Images

França fecha 28 escolas uma semana após reabertura
O ministro da educação da França, Jean-Michel Blanquer, declarou, em 7 de setembro, que o país precisou fechar 28 escolas após registrar novos casos de covid-19. A reabertura havia ocorrido uma semana antes. Ainda segundo o ministro, o fechamento representa uma parte pequena das cerca de 60 mil escolas francesas, e isso já era esperado. “Fechamos muito facilmente para ser prudentes”, disse ele à BFM TV, canal de notícias do país.
Fontes: Estadão e UOL.

Escolas reabrem em Wuhan, na China
Em 29 de agosto, mais escolas de Wuhan, cidade chinesa em que o novo coronavírus surgiu, voltaram a ter aulas presenciais — alunos do ensino médio tinham retornado em maio. Agora, cerca de 1,4 milhão de estudantes regressaram para as salas de aula pela primeira vez em sete meses. Eles precisam seguir protocolos de segurança, como manter distância e usar máscara.
Fontes: Metro e O Globo

Vestibular no Uzbequistão acontece ao ar livre
No dia 2 de setembro, 1,4 milhão de estudantes do Uzbequistão compareceram à primeira fase das provas de vestibular. Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a solução encontrada foi organizar os testes ao ar livre. Mesas foram espalhadas em pistas de corrida, mantendo distância segura, e os jovens tiveram que usar máscara. Serão duas semanas de provas para decidir quem entra nas cerca de 150 mil vagas disponíveis em universidades do país.
Fontes: CNN e G1.

Líbano tem novo primeiro-ministro
Mustapha Adib foi anunciado, em 31 de agosto, como novo primeiro-ministro do Líbano, eleito pelo parlamento do país. Ele substitui Hassan Diab, que renunciou, em 10 de agosto, por causa de uma onda de protestos e pressões sofridas depois da explosão que ocorreu no porto de Beirute (saiba mais na edição 154 do Joca). “Não há tempo para palavras e promessas, agora é o momento da ação”, disse Adib em discurso.
Fontes: G1 e IstoÉ.

Tufão Maysak chega às Coreias
Com ventos de até 140 km/h, o tufão Maysak atingiu a Coreia do Sul e a Coreia do Norte em 3 de setembro. Na Coreia do Sul, mais de 2.200 pessoas tiveram que ir para abrigos e uma morte foi registrada. Na Coreia do Norte, uma cidade portuária teve ruas inundadas.
Fontes: G1 e Veja.

Cão raro é encontrado na Nova Guiné
A revista Proceedings of the National Academy of Sciences informou, em 31 de agosto, que pesquisadores encontraram uma espécie conhecida como cão cantor na Nova Guiné. Desde 1970, acreditava-se que o animal havia sumido da natureza — apenas alguns ainda viviam em cativeiro. O cão cantor tem esse nome por causa do uivo, que lembra uma música.
Fontes: Estadão e UOL

#pracegover: o cão cantor tem pelos marrons e está num espaço com pedras e vegetação. Foto: Reprodução/New Guinea Highland Wild Dog Foundation

Primeiro-ministro o Japão deixará o cargo
Shinzo Abe, que exerce a função de chefe de governo do Japão como primeiro-ministro, anunciou, em 28 de agosto, que deixará o cargo. Ele sofre de colite ulcerativa, doença que provoca fortes dores na região do sistema digestivo, e terá que cuidar da saúde. Abe continua no cargo até um substituto ser aprovado pelo imperador Naruhito.
Fontes: El País e Veja.

Números da covid-19
Casos no mundo: 27.236.916*
Mortes no mundo: 891.031*

*De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até o fechamento desta edição.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 156 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido