Candidato à presidência dos EUA será indicado de forma virtual
Em 5 de agosto, Joe Biden, candidato do Partido Democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, desistiu de participar de evento presencial para ser oficialmente indicado para concorrer ao cargo. A convenção do partido ocorrerá de 17 a 20 de agosto, de forma virtual, para evitar a transmissão do novo coronavírus. Donald Trump, atual presidente dos EUA e candidato à reeleição pelo Partido Republicano, planeja fazer seu discurso da Casa Branca, também sem ir a um evento. As convenções dos partidos costumam marcar o início oficial da campanha.
Fontes: Estadão, G1 e O Globo.

Trump determina prazo para TikTok ser vendido nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou, no dia 6 de agosto, que o aplicativo chinês TikTok seja banido do país em 45 dias se parte de suas operações não for vendida para empresas norte-americanas. Trump declarou que o aplicativo capta informações dos usuários, que poderiam ser acessadas pelo governo chinês. A empresa ByteDance, dona do TikTok, afirmou nunca ter compartilhado dados. Dois compradores se mostraram interessados: a Microsoft e a rede social Twitter.
Fontes: G1, O Tempo e Veja

Rei emérito da Espanha deixa o país
Em 3 de agosto, Juan Carlos I, rei emérito da Espanha, anunciou em carta ao filho, Felipe VI e rei em exercício, que tinha decidido deixar o país. Juan Carlos I abdicou do trono em 2014, abrindo lugar para o filho assumir a posição. Na carta, o rei emérito deu sinais de que saiu da Espanha por receio de que a Justiça o investigue por corrupção. Não se sabe seu destino, mas advogados declararam que ele está à disposição para esclarecimentos.
Fontes: G1, Nexo e Veja.

Rei-emerito-Espanha-edicao-154
#pracegover: à direita da foto está o rei emérito da Espanha, Juan Carlos I. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul-clara. Está batendo palmas durante um evento. Foto: Quality Sport Images/Getty Images

Milhares protestam em Berlim contra restrições
A manifestação na capital da Alemanha, em 1º de agosto, contra medidas determinadas pelo governo por causa da pandemia (como distanciamento social), aconteceu em meio a um aumento no número de casos no país. De acordo com Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI, na sigla em inglês), de controle e prevenção de doenças, muitas pessoas deixaram de seguir recomendações de proteção, o que pode ter colaborado para o crescimento de casos.
Fontes: DW Brasil e G1.

Protesto-Berlim-Edicao-154
#pracegover: grupo de pessoas é visto em rua de Berlim, na Alemanha, no dia do protesto. Foto: Maja Hitij/Getty Images

75 anos das bombas de Hiroshima e Nagasaki têm cerimônias reduzidas
O receio de contaminação pelo novo coronavírus fez com que os eventos para lembrar os 75 anos das bombas de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto), no Japão, tivessem bem menos pessoas do que tradicionalmente é visto. As duas bombas nucleares marcaram a fase final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e foram lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, levando à morte e ao
adoecimento de milhares.

#pracegover: pessoas vestindo roupas brancas e pretas e com máscara no rosto em celebração no Japão. Foto: Carl Court/Getty Images

Fontes: BBC, Folha de S.Paulo e G1.

Austrália volta a ter restrições por causa da pandemia
A cidade de Melbourne, segunda maior da Austrália, voltou a fechar setores do comércio em 5 agosto para conter a covid-19. As novas medidas têm previsão para durar seis semanas. Com elas, o governo espera evitar a circulação de um milhão de pessoas na região.

#pracegover: pessoa com roupa toda preta anda de bicicleta em rua vazia. Foto: Asanka Ratnayake/Getty Images

Fontes: Agência Brasil, Estado de Minas e G1.

Nova Zelândia completa cem dias sem transmissão local de covid-19
A marca foi atingida em 9 de agosto, mas o governo fez um alerta. “Vimos em outros países a rapidez com que o vírus pode voltar a emergir e se espalhar em locais onde estava sob controle e precisamos estar preparados para impedir futuros casos na Nova Zelândia”, disse Ashley Bloomfield, do departamento de Saúde. Uma das preocupações é a recente recusa de parte da população a fazer testes.
Fontes: CNN, G1 e UOL

Números da covid-19*
Casos confirmados no mundo: 19.718.030.
Mortes no mundo: 728.013.
*De acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 154 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido