EUA fecham consulado chinês e China responde
Em 21 de julho, o governo dos Estados Unidos mandou fechar o consulado chinês (espécie de escritório da China dentro dos EUA) de Houston, no Texas, alegando suspeita de espionagem. Em resposta, a China fechou o consulado norteamericano na cidade de Chengdu. “Os EUA violaram seriamente o direito internacional”, disse o governo chinês em comunicado. A relação entre os dois países está tensa há meses.
Fontes: Folha de S.Paulo e El País.

União Europeia inicia pacote para recuperar a economia
Em 21 de julho, os países da União Europeia definiram o orçamento do programa de reconstrução da economia no bloco pós-coronavírus. O pacote será de mais de 1,8 trilhão de euros (cerca de 11 trilhões de reais). A negociação entre líderes de 27 países durou quatro dias.
Fontes: Folha de S.Paulo e Wall Street Journal.

Operação Argentina elimina 85% da nuvem de gafanhotos
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) divulgou, em 25 de julho, que uma ação de combate à nuvem de gafanhotos teve sucesso e eliminou até 85% dos insetos. Foram usados aviões para aplicar veneno na nuvem. Mas o problema não está resolvido: gafanhotos se reproduzem com facilidade e a nuvem pode voltar a crescer. Saiba mais sobre o fenômeno no site do Joca: bit.ly/nuvem-de-gafanhotos.

#pracegover: gafanhoto na mão de uma pessoa. Foto: Senasa_Fotos Públicas

Fontes: Globo Rural e UOL

África do Sul volta a fechar escolas
As escolas do país foram fechadas novamente, em 27 de julho, por causa de um novo pico de infecções pelo novo coronavírus. Depois de terem sido suspensas em março, as aulas foram retomadas em junho, aos poucos. No entanto, o resultado não foi como o esperado. Como muitos alunos não possuem acesso à internet para estudar a distância, o ano letivo será estendido para 2021.
Fontes: CBN e G1.

Manchester City poderá disputar a Champins League|Após ser banido de duas temporadas da Champions League (Liga dos Campeões, em português), em fevereiro (saiba mais na edição 144 do Joca), o Manchester City, da Inglaterra, teve a pena revertida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em 13 de julho. Ou seja, o time poderá disputar o torneio. Na época da decisão, o clube foi acusado de falsificar informações sobre dinheiro ganho com patrocínios.

#pracegover: em campo, o time veste uniforme azul e branco. Foto: Dave Thompson/Pool via Getty Images

Fontes: Folha de S.Paulo, O Tempo e Sky Sports.

Japão lança trem-bala mais veloz do mundo
Na primeira semana de julho, o Japão inaugurou o N700S, um novo modelo de trem-bala que liga Tóquio a Osaka. Este é o trem mais rápido do mundo, atingindo até 360 quilômetros por hora. Ele está equipado com bateria de íons de lítio, que permitem o funcionamento até chegar a um lugar seguro mesmo se um terremoto interromper o fornecimento de energia.

#pracegover: trem-bala, de cor branca, nos trilhos. Foto: kri Rasyid_Unsplash

Fonte: Época Negócios, Exame e Olhar Digital.

Inundações da Índia e no Nepal desabrigaram milhões de pessoas
Em 19 de julho, autoridades dos países informaram que chuvas fortes provocaram inundações que desabrigaram quase 4 milhões de pessoas. Esta é a terceira onda de enchentes na região desde maio. Há 189 mortes registradas.
Fontes: Agência Brasil e Exame.

Mudanças nas leis permitem que Putin fique no poder russo até 2036
Entre 25 de junho e 1º de julho, cidadãos russos votaram para dizer se estavam de acordo com uma série de reformas que alteram leis do país. Entre as mudanças aprovadas com 77,92% dos votos está a que permite ao atual presidente Vladimir Putin concorrer às eleições de 2024 e 2030 (na Rússia, o mandato do presidente dura seis anos).
Fontes: G1 e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido