EUA interrompem emissão de vistos de residência permanente

#pracegover: Donald Trump, de terno escuro, fala em frente ao símbolo da Casa Branca. Foto: Drew Angerer/Getty Images

No dia 22 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem que interrompe a emissão de vistos de residência permanente no país. Isso significa que pessoas de outras nações não vão conseguir autorização para morar nos EUA. A decisão é temporária e deve durar cerca de 60 dias — com possibilidade de prorrogação.

Fontes: Agência Brasil e G1

Petróleo registra queda histórica
O preço do petróleo nos EUA recuou 300% e atingiu o menor valor da história no dia 20 de abril, ficando abaixo de zero dólar. Uma das principais razões para o fato foi a diminuição do consumo do produto ao redor do mundo por causa das quarentenas — há excesso de estoque. O secretário do Tesouro americano (que cuida da economia dos EUA), Steven Mnuchin, declarou que o governo estuda oferecer um empréstimo ao setor do petróleo, que sofre com a queda dos preços.

Fontes: Estadão, Exame, G1 e Veja

Rainha Elizabeth II celebra aniversário sem festa pública

#pracegover: Rainha Elisabeth II veste roupas e chapéu roxo e colar e brincos de pérola. Eka sorri. Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images.

A monarca comemorou, no dia 21 de abril, 94 anos. As tradicionais celebrações públicas foram canceladas por serem consideradas inadequadas para o momento. Pela primeira vez, a rainha passou o aniversário confinada no Castelo de Windsor, sem a família. Ela aproveitou para divulgar fotos antigas da realeza.

Fontes: IstoÉ, G1 e O Globo.

Alemanha começa reabertura gradual do comércio

#pracegover: consumidor dentro de loja de roupas. Ele usa máscara no rosto e luvas nas mãos. Foto: Maja Hitij/Getty Images.

Desde 20 de abril, alguns estabelecimentos da Alemanha reabriram as portas. Negócios com menos de 800 metros quadrados podem funcionar, assim como lojas de bicicletas, concessionárias de carros e livrarias de qualquer tamanho. Angela Merkel, chanceler do país (maior autoridade política da Alemanha), fez alertas sobre os cuidados na retomada.

Fontes: G1, O Globo, UOL e Veja

Irã reabre parques e áreas recreativas
O governo do Irã permitiu que parques, jardins e áreas recreativas reabrissem em 22 de abril. O país foi um dos mais afetados pelo vírus no Oriente Médio, mas considera que o pior já passou e está desenvolvendo um plano de volta gradual do comércio. O vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, disse por meio de nota que o número de pacientes com covid-19 nos hospitais do país caiu pela metade.

Fontes: G1 e R7

Peru vai prender quem espalhar fake news
Quem divulgar notícias falsas sobre o novo coronavírus será punido com até seis anos de prisão no Peru. O argumento é de que as mentiras estão dificultando o trabalho para conter a doença e podem gerar atitudes irresponsáveis. Outros países estão agindo de forma parecida. Nos EUA, um rapaz foi preso por fazer afirmações falsas na internet sobre formas de transmissão do vírus.

Fontes: BBC e Folha de S.Paulo.

Crianças na Espanha podem sair para passeios
Depois de seis semanas de quarentena rigorosa, o governo da Espanha permitiu que crianças saiam de casa para caminhadas, a partir de 26 de abril. Entre as regras a serem seguidas estão: é proibido brincar com os vizinhos; não é permitido se distanciar mais de um quilômetro de casa; o passeio não pode durar mais de uma hora. A previsão é de que o período de isolamento social termine só no fim de maio.

Fontes: IstoÉ e G1.

Hong Kong estende prazo para fim da quarentena

#pracegover: mulher usando máscara anda por rua quase totalmente vazia em Hong Kong. As portas dos comércios estão fechadas. Foto: Anthony Kwan/Getty Images.

O período de isolamento social estava para acabar quando as autoridades de Hong Kong anunciaram que vão estendê-lo por mais duas semanas. Assim, bares, salões de beleza e outros comércios permanecerão fechados ao menos até 7 de maio. Alguns poucos restaurantes conseguiram autorização para operar com metade da capacidade e respeitando o espaço de 1,5 metro entre as mesas. Reuniões com mais de quatro pessoas também estão proibidas.

Fontes: RTP e Time.8

Casos confirmados no mundo: mais de 2.878.000*
Mortes no mundo: mais de 198.000*
Recuperados no mundo: mais de 885.000 pessoas**

*Segundo a OMS.
**De acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos EUA, que monitora em tempo real a evolução da doença.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 148 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido