Morre Madeleine Albright, referência da diplomacia norte-americana
Primeira mulher a comandar a diplomacia norte-americana, Madeleine Albright morreu, em 23 de março, em decorrência de um câncer. Ela foi a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas entre 1993 e 1997 e secretária de Estado do presidente Bill Clinton entre 1997 e 2001. O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Ned Price, lamentou a morte de Madeleine em coletiva de imprensa. “Como a primeira mulher secretária de Estado, ela literalmente abriu as portas para muitas pessoas em nossa profissão”, disse.
Fontes: O Globo e Veja.

Embaixador da Nicarágua diz que país virou uma ditadura
O embaixador da Nicarágua na Organização dos Estados Americanos (OEA), Arturo McFields, denunciou o próprio país durante um discurso em 23 de março. Ele afirmou que o governo do presidente Daniel Ortega virou uma ditadura, já que não há liberdade de expressão, ideais políticos são repreendidos e direitos humanos são violados. De acordo com McFields, mais de 300 pessoas teriam morrido desde que começaram protestos contra o governo, em 2018. No mesmo pronunciamento, ele pediu demissão do cargo.
Fontes: AP News e G1.

Ex-ditador do Peru é proibido de deixar o país
A Justiça peruana determinou, em 25 de março, que o ex-ditador Alberto Fujimori está proibido de sair do país ao menos por um ano e meio. Ele foi condenado a 25 anos de prisão, em 2009, por violações aos direitos humanos praticadas durante seu tempo no poder. No dia 17 de março, porém, ganhou um indulto — quando uma pessoa recebe o direito de sair da prisão por razões especiais. Fujimori tem 83 anos e está com a saúde debilitada.
Fontes: Extra e O Globo.

Garota ucraniana canta em evento a favor de refugiados
Em fevereiro, no começo da invasão russa à Ucrânia, um vídeo da jovem Amelia, de 7 anos, viralizou na internet. Nele, a menina canta a música “Let It Go”, da animação Frozen, dentro de um bunker (instalação especial usada para proteger pessoas de bombas, por exemplo). No dia 21 de março, ela voltou a cantar, agora para uma plateia lotada no evento Juntos Pela Ucrânia, que ocorreu na Polônia para reunir dinheiro e ajudar refugiados da guerra.
Fontes: Correio do Povo e Estadão.

Talibã volta a fechar escolas de ensino médio para meninas
Desde que o Talibã retomou o poder no Afeganistão (relembre na edição 175 do Joca), estava proibido que mulheres entre 12 e 19 anos estudassem no país. No dia 23 de março, a medida foi alterada, permitindo o retorno das jovens para a escola. Porém, poucas horas depois da chegada das estudantes às aulas, autoridades voltaram atrás na decisão. Até o fechamento desta edição, não havia um comunicado oficial do governo afegão explicando a medida.
Fontes: Correio Braziliense e Folha de S.Paulo.

Em sinal de paz, chanceler da China visita a Índia
Há quase dois anos, China e Índia vivem um conflito pela disputa de uma área de fronteira na região da Caxemira. Mas, em 25 de março, o chanceler chinês Wang Yi fez sua primeira visita ao país vizinho desde que os desentendimentos começaram. Ele se encontrou com autoridades locais para discutir o impasse, além de outros temas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Fontes: BBC, O Globo e The Indian Express.

Aeronave com mais de cem pessoas cai na China
Um avião com 132 passageiros caiu no dia 21 de março no sul da China.
A aeronave tinha saído da cidade de Kunming com destino a Cantão. Até o fechamento desta edição, bombeiros ainda atuavam na área do acidente e sobreviventes não tinham sido encontrados. Drones e câmeras que detectam o calor do corpo estão sendo usados no local. O impacto do avião abriu uma cratera de 20 metros de profundidade.
Fontes: CNN e O Globo.

Coreia do Norte testa novo míssil intercontinental
Em 24 de março, a Coreia do Norte fez um lançamento teste de um novo tipo de míssil intercontinental (capaz de sair de um continente e atingir outro). O evento teve a presença de Kim Jong-un, ditador do país. Diversas nações se manifestaram contra a criação desse tipo de míssil. “Este lançamento é uma violação descarada de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas], aumenta desnecessariamente as tensões e arrisca desestabilizar a situação de segurança na região”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca (sede do governo dos Estados Unidos), Jen Psaki, em comunicado oficial.
Fontes: O Globo e UOL.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 476.374.234*
Total de mortes: 6.108.976*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 5.050.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.510.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 25 de março.

Brasil
Total de casos: 29.767.681
Total de mortes: 658.310
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 172.115.595
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 154.187.033
Fonte: Ministério da Saúde, dados de 25 de março.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido