Canadá antecipa eleições por causa da pandemia
Em 15 de agosto, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou que o país terá eleições parlamentares antecipadas em 20 de setembro, menos de dois anos após a última votação. Segundo ele, a pandemia criou um momento histórico e os cidadãos precisam decidir quais políticas públicas deverão ser adotadas para lidar com os problemas na economia e saúde pública. “É extremamente importante que os canadenses possam escolher como sairemos desta pandemia e como nos reconstruiremos melhor”, afirmou.
Fontes: G1 e O Globo.

Pico da Groenlândia recebe chuva pela primeira vez
No dia 14 de agosto, choveu no ponto mais alto da Groenlândia pela primeira vez. O evento climático, que durou horas, foi acompanhado pelos pesquisadores da estação Summit, da agência National Science Foundation, responsável por monitorar a região. Além disso, a temperatura do ar ficou acima de zero por nove horas, algo que só tinha acontecido em 1995, 2012 e 2019. “Isso não é um sinal saudável para um manto de gelo”, disse Indrani Das, glaciologista do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Universidade Columbia, em entrevista à agência de notícias Reuters. “Água no gelo é ruim… Torna o manto mais propenso a derreter na superfície”, explicou.
Fontes: NSIDC e UOL.

China controla surto de covid-19
Dados oficiais do governo chinês mostram que o país não registrou nenhum caso local de covid-19 no dia 23 de agosto — houve 21 infecções sintomáticas e 16 assintomáticas de pessoas que estavam viajando e contraíram o vírus fora da China. Isso acontece depois de o país lidar, no fim de julho, com o pior surto da doença em mais de um ano (saiba mais na edição 174). As fronteiras continuam fechadas para a maioria dos estrangeiros.
Fontes: O Globo e UOL.

Em Hong Kong, organização que protestava por democracia deixa de existir
O movimento pró-democracia chinês CHRF (sigla de Frente de Direitos Civis Humanos, em inglês) anunciou, em 15 de agosto, que deixará de existir. A decisão aconteceu, segundo o grupo, por causa da lei de segurança nacional implantada em 2020 que pode levar à prisão de quem participa de movimentos de oposição ao governo chinês em Hong Kong. Ex-líderes do CHRF, como Jimmy Sham e Figo Chan, foram presos por se enquadrar nessa lei. Em 2019, o CHRF foi responsável por organizar protestos com milhões de pessoas (saiba mais na edição 134).
Fontes: Estado de Minas, Folha de S.Paulo e Istoé.

Julho de 2021 foi o ano mais quente da história, diz estudo
A Agência Americana Oceânica e atmosférica (Noaa) publicou um comunicado afirmando que julho de 2021 foi o mês mais quente já
registrado na história. Os dados levam em consideração a temperatura média de todo o mundo desde 1880, quando os estudos começaram. O relatório ainda apontou que a tendência é de que os termômetros continuem subindo e que todas as regiões do globo já estão sendo afetadas por eventos como secas, chuvas fortes e ondas de calor. Segundo o documento, isso se deve às mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Fontes: Correio Braziliense, Istoé e Tempo.

Embarcação que ficou encalhada volta a atravessar o canal de Suez
O navio Ever Given, que ficou encalhado por seis dias no Canal de Suez, em março deste ano, voltou a atravessar o local em direção à Ásia em 20 de agosto. Desta vez, ele foi acompanhado por dois barcos de reboque e monitorado por especialistas. Não houve problemas no trajeto e o Ever Given saiu do canal com sucesso. A embarcação, que tem 400 metros e transporta 18,3 mil contêineres, está em Cingapura, onde vai receber reparos para voltar a atuar.
Fontes: G1 e O Globo.

Pandemia leva Israel a impor restrições a maiores de 3 anos
No dia 18 de agosto, o governo de Israel passou a exigir comprovação de vacinação ou teste negativo de covid-19 para qualquer pessoa com mais de 3 anos que quiser entrar na maioria dos espaços fechados, como restaurantes, museus e bibliotecas. O sistema já era obrigatório entre adultos. O epidemiologista e conselheiro do governo, Salman Zarka, disse ao jornal The Jerusalem Post que os casos da doença precisam diminuir ou será instaurado um novo lockdown, similar ao de 2020, em que ninguém pode se afastar mais de 100 metros da própria casa.
Fontes: BBC e G1.

República de Palau registra primeiros casos de covid-19
País que fica no Oceano Pacífico, a República de Palau registrou seus dois primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus nos dias 21 e 22 de agosto. Até então, a região, de localização afastada e poucos habitantes (cerca de 20 mil moradores), tinha conseguido impedir a entrada do vírus. As duas pessoas diagnosticadas tinham viajado para Guam e já estão em isolamento, assim como todos aqueles com quem tiveram contato.
Fontes: BOL e Terra.

Números da covid-19

Mundo

Total de casos: 211.730.035*
Total de mortes: 4.430.697*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 627.920.000**
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 1.910.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 23 de agosto.

Brasil
Total de casos:
20.583.994*
Total de mortes: 574.848*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 123.264.643*
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 55.286.442*
Fontes: ***Ministério da Saúde, dados de 23 de agosto

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 175 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido