Confira algumas das principais notícias internacionais dos últimos dias
Em 5 de agosto, o furacão Debby tocou o solo de uma cidade na Flórida, nos Estados Unidos (EUA), causando fortes tempestades. Segundo o Centro Nacional de Furacões do país, são esperadas chuvas históricas e perigosas nos estados da Georgia e Carolina do Sul.
Quatro estados da Nigéria (Kano, Jigawa, Yobe e Katsina) declararam, no início de agosto, toque de recolher de até 24 horas em meio a protestos contra o governo do país. Manifestantes reclamam do aumento generalizado de preços em produtos como gasolina e alimentos após uma série de reformas econômicas feitas pelo presidente Bola Ahmed Tinubu. Em nota, o governante pediu pelo fim dos protestos, que deixaram mortos e feridos em diferentes cidades, e disse estar aberto ao diálogo.
Fontes: State House, Abuja; Bola Ahmed Tinubu (X); DW; BBC; e Veja.
Em uma reportagem publicada em 1º de agosto pelo jornal The New York Times, Jan Rotmans, professor da Erasmus University Rotterdam que estuda as mudanças climáticas, estimou que, em cem anos, haverá escassez de queijo gouda (produzido na cidade de Gouda, nos Países Baixos) no mercado global. Isso porque, até o fim do século, o município será completo ou parcialmente inundado pela elevação do nível do mar, causada pelas mudanças climáticas.
Fonte: The New York Times.
A Dolce & Gabbana, marca italiana de perfumes, anunciou, em 1º de agosto, sua primeira fragrância exclusiva para cães, a DG Fefé. O nome é em homenagem ao cão de Domenico Dolce, um dos sócios da empresa. A Sociedade Real Para a Prevenção da Crueldade Contra Animais (RSPCA, na sigla em inglês), no entanto, aconselhou tutores a evitar o uso de odores artificiais em cachorros. “Os cães dependem do olfato para se comunicar e interagir com o ambiente”, disse Alice Potter, cientista da associação.
Introducing #DGFefé, the first fragrance mist for dogs by #DolceGabbana.
Discover more at https://t.co/AH8O2btGfF
No animals were mistreated during the making of this campaign. Their safety was fully protected.#DGBeauty pic.twitter.com/chYveXgkUC
— Dolce & Gabbana (@dolcegabbana) August 1, 2024
Em tradução livre do inglês: “Apresentamos #DGFefé, a primeira fragrância em spray para cães da #DolceGabbana. Descubra mais em: https://bit.ly/DG-Fefé. Nenhum animal foi maltratado durante a realização desta campanha. A segurança deles estava totalmente garantida”.
Fontes: The Guardian e Dolce & Gabbana.
A primeira-ministra (chefe de um governo parlamentarista) de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou ao cargo, em 5 de agosto, após o país ser acometido por uma forte onda de protestos. Além disso, a ex-líder deixou a nação, que agora é governada por uma formação de militares. Os manifestantes pediam pela renúncia de Hasina, que estava no poder há 15 anos. Um dos motivos dos protestos foi o anúncio de cotas para que parte dos empregos governamentais fosse dada a parentes de ex-militares.
De acordo com matéria divulgada em 4 de agosto, pela agência de notícias estatal de Pyongyang, a KCNA, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu ajuda humanitária à Coreia do Norte depois que fortes chuvas causaram inundações na região noroeste do país. Mais de 5 mil moradores ficaram isolados, de acordo com a KCNA. “Peço que transmita palavras de simpatia e apoio a todos aqueles que perderam entes queridos (…)”, declarou Putin. Kim Jong-un, líder norte-coreano, agradeceu, mas ressaltou que a nação já havia controlado a situação.
Fontes: Folha de S.Paulo, UOL e O Globo.
Em 5 de agosto, bolsas de valores (mercados de ações e investimentos do setor financeiro) da Europa e Ásia despencaram após a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos (EUA) que indicam baixa na geração de empregos e desaceleração da economia. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA (BLS). Bolsas de Taiwan, Coreia do Sul, Índia, Austrália, Londres (Reino Unido), Hong Kong, Xangai e Tóquio (Japão) apresentaram queda.
Em 14 de julho, Divertida Mente 2 se tornou o filme com o maior público da história nos cinemas brasileiros. Em cinco semanas, o longa-metragem superou a marca de 20 milhões de ingressos vendidos, desbancando Vingadores: Ultimato, que vendeu 19,7 milhões em 2019. A animação da Disney e Pixar retrata a chegada de novas emoções à vida da garota Riley. Até o fechamento desta edição, Divertida Mente 2 já havia arrecadado mais de 1,5 bilhão de dólares (cerca de 8,4 bilhões de reais).
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.