O cantor Gilberto Gil lançou, em 21 de fevereiro, uma música para incentivar o reflorestamento. A canção “Refloresta” faz parte da campanha de mesmo nome criada pelo Instituto Terra, uma Organização Não Governamental (ONG) fundada pelo fotógrafo Sebastião Salgado e pela esposa dele, Lélia Salgado.

A música tem como objetivo incentivar as pessoas a plantar mais árvores, já que, como diz a letra da canção, contar só com o que existe hoje não é o suficiente. O clipe, feito por Gil e seus filhos, é o hino da campanha. A ideia da ação é que um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica (floresta tropical que ocupa cerca de 15% do território brasileiro e vem sofrendo com o desmatamento) sejam plantadas por ano.

A iniciativa é apoiada pela rede social TikTok por meio do desafio #ReflorestaComGil: para cada vídeo feito por usuários da plataforma com a música, o TikTok vai plantar uma árvore via Instituto Terra.

Desde 1998, quando foi fundado, o instituto plantou cerca de 3 milhões de mudas no Vale do Rio Doce (região nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais), como forma de restaurá-lo após anos de degradação.

Fonte: Estadão, Fantástico, Folha de S. Paulo e Instituto Terra.

Matéria publicada originalmente na edição 165 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido