Bichanos se comunicam com expressões parecidas com as dos seres humanos. Crédito de imagem: Getty Images

Um estudo divulgado na revista científica Behavioural Process (Processos de Comportamento, em tradução livre) no dia 18 de outubro mostrou que os gatos podem ter até mais de 260 expressões faciais. A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), nos Estados Unidos, e repercutida em veículos como The Washington Post, no dia 7 de novembro. A autora da pesquisa é Lauren Scott, que trabalhou com Brittany Florkiewicz, psicóloga evolucionista especializada no comportamento animal. 

Durante o período de um ano, as cientistas analisaram interações entre um grupo de 50 felinos que viviam em um café em Los Angeles. Contrariando a noção popular de que gatos “não expressam sentimentos”, foram registradas diversas expressões diferentes entre os bichanos, que também demonstram emoções por sons, gestos e miados. 

Crédito de imagem: Getty Images

Resultados

Dentre as expressões, a análise aponta que 45% eram amigáveis e 37% agressivas; as demais podiam mostrar ambos os sentimentos ou também entravam nas duas categorias. Alguns dos fatores que mostravam a mudança facial dos felinos eram: pupilas se dilatando e contraindo, lábios abertos ou fechados, canto da boca curvada e orelhas abertas ou inclinadas. Foram encontrados 26 movimentos faciais diferentes. Em comparação, os humanos possuem cerca de 44 movimentos faciais responsáveis por expressões distintas; os cães, 27. 

Além disso, outra curiosidade mostrada pelo estudo é que os gatos possuem expressões faciais em comum com os seres humanos. Por exemplo: a “cara risonha” e divertida dos felinos envolvia as mandíbulas bem abertas. Segunda as pesquisadoras, o estudo pode ajudar os tutores desses animais e a sociedade em geral a entender os diferentes tipos de comunicação entre bichos e humanos.

Fontes: Science Direct – Behavioural Process, Ucla, Galileu, Superinteressante, G1 e The Washington Post.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • LUANA GOMES

    5 meses atrás

    Miuau

  • Milena Varizano

    5 meses atrás

    To chocada com a quantidade.

  • Samara Amaral de Oliveira

    5 meses atrás

    legal, gostei.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido