O Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná, e o Iapar – Instituto Agronômico do Paraná lançam nesta segunda-feira (2) o serviço Alerta Geada 2016. Até o final do inverno, as informações podem ser acessadas por meio de um ícone específico nas páginas www.simepar.br e www.iapar.br. Foto: Eraldo Torres/Arquivo ANPr

A massa de ar polar formada por um anticiclone que veio da Argentina avançou pelo continente e derrubou a temperatura em todo país.

Os temômetros brasileiros registraram mínimas abaixo de 0ºC, neve e chuva congelada em várias cidades da região Sul. Mais de 50 cidades amanheceram com frio abaixo de 0ºC.

Pelo menos 15 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas na madrugada.

Assim como na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, nevou em outras cidades do Brasil como Canela, Caxias do Sul e Palmeira das Missões.

A menor temperatura foi registrada na cidade de São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, com mínima de -3,4°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A cidade de Bom Jardim da Serra teve a temperatura mais baixa do ano até agora em Santa Catarina, com -7,4ºC.

Já em Urupema, também na Serra, fez -6,6ºC mas por causa dos ventos de até 43km/h a sensação térmica chegou aos -17°C.

CACHOEIRA CONGELADA EM URUPEMA

O frio ainda deve continuar até a metade desta semana. Essa massa de ar polar poderá ser a mais forte a agir sobre a América do Sul neste ano. Bariloche também teve recorde de frio, com temperaturas de -25 °C.

Ao sair de casa, leve um casaco a mais e doe para quem precisa.

DIFERENÇA ENTRE NEVE, GEADA E GRANIZO

Os dois fenômenos aparecem quando o vapor d’água passa para o estado sólido – a diferença é que em cada um o processo acontece em lugares distintos, com temperaturas também diferentes.

Neve – surge nas nuvens, quando o vapor d’’água que está em grandes altitudes se transforma em cristais de gelo. Se o cristal de gelo passar em locais com ar acima de 0 ºC, ele derrete e cairá na forma de chuva ou de garoa. A neve pode cair em forma de pelotas de neve (mais pesadas) ou em forma de grãos ou flocos de neve (mais leves).

Geada

Geada – formada no chão e não no céu, quando o vapor d’’água próximo ao solo congela, dando origem a uma camada de pequenas agulhas geladas. Para que ela ocorra, a temperatura do ar deve cair abaixo de zero. O tipo mais comum é a chamada geada branca, que congela apenas a parte superficial das plantas, queimando as folhas e prejudicando o seu desenvolvimento. A mais grave é a geada negra, que acontece quando os termômetros atingem marcas em torno de 10 graus negativos.

Granizo – é a queda de gelo em pedaços e apresenta formas irregulares e tamanhos geralmente superiores a 5 mm. Normalmente caem em conjunto com a chuva.

Granizo

Assim, a diferença entre neve e granizo está no tamanho das partículas (o granizo é o maior), na forma irregular que esse último apresenta, além de ele estar associado à chuva líquida.

Existem outros tipos de precipitações semelhantes à neve e ao granizo:

Sincelo – é o congelamento de gotas em suspensão após essas entrarem em contato com a superfície que se encontra muito fria ou igualmente congelada. Costuma acontecer em momentos de nevoeiros.

Sincelo

Escarcha – é um processo semelhante ao sincelo, com a diferença de ser mais brando e ocorrer em situações de neblina.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido