Francis-Kere-LARS-BORGES
Francis Kéré, vencedor do prêmio. Crédito da imagem: Lars Borges

O arquiteto Diébédo Francis Kéré, do país africano Burquina Faso, venceu o prêmio Pritzker, o mais importante reconhecimento mundial da área de arquitetura. O anúncio foi feito em 15 de março. Kéré é a primeira pessoa negra a receber a premiação.

“Francis Kéré faz uma arquitetura pioneira — sustentável para a Terra e seus habitantes — em locais de extrema escassez. Ele é, ao mesmo tempo, arquiteto e servidor, ao melhorar a vida dos cidadãos em uma região do mundo às vezes esquecida”, disse Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, que patrocina o evento, durante o anúncio da 51ª edição. 

A organização destacou que Kéré utiliza materiais locais de maneira inteligente, respeitando o clima da região, além de transformar comunidades onde os recursos são escassos e a colaboração é essencial.

Quem é Francis Kéré?
Aos 56 anos, ele vive na Alemanha e é conhecido por construir escolas, centros de saúde, casas, prédios e espaços públicos em países da África como Benin, Quênia, Mali, Moçambique, Sudão e Togo.

Nascido em um pequeno vilarejo, Kéré foi o primeiro de sua família a ir à escola, em salas de aula sem circulação de ar nem iluminação adequada. Para mudar essa realidade, ele passou a defender que as crianças têm direito a salas de aulas confortáveis. O primeiro edifício do burquinense, uma escola em Gando, cidade onde nasceu, foi construído em 2001, com a ajuda dos moradores da aldeia, e é um dos trabalhos mais elogiados de Kéré.

“Não é porque você é rico que deve desperdiçar material. Não é porque você é pobre que não deve tentar criar qualidade”, declarou Kéré no anúncio do prêmio. “Todo mundo merece qualidade, luxo e conforto. Estamos interligados, e o clima, a democracia e a escassez devem ser preocupações de todos nós.”

Fontes: ArchDaily, Folha de S.Paulo, G1, Kéré Architecture e Pritzker Prize.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido