Pterossauros são animais voadores que viveram há 150 milhões de anos, mesmo período em que dinossauros habitavam a Terra. Até agora, a espécie que deu origem a eles era um mistério. Mas isso mudou recentemente, graças ao trabalho de uma equipe de pesquisadores da Argentina, Brasil, Estados Unidos e Madagascar.

De acordo com as descobertas publicadas em dezembro na revista científica Nature, os ancestrais dos pterossauros são os lagerpetídeos, grupo de répteis que habitou o planeta entre 210 milhões e 237 milhões de anos atrás.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas envolvidos na pesquisa analisaram fósseis de lagerpetídeos encontrados em seus países. Com o auxílio de diversas técnicas, como análises filogenéticas (usadas para determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas), os estudiosos notaram que os animais pesquisados tinham várias características físicas parecidas com as dos pterossauros, como cérebro com estruturas semelhantes. Reunindo todas as evidências, eles descobriram o parentesco entre os animais

Agora, o desafio é entender como os lagerpetídeos, répteis que não podiam voar, evoluíram a ponto de dar origem aos pterossauros, os primeiros animais vertebrados voadores do planeta.

#pracegover: a a imagem traz a ilustração de um lagerpetídeo. Ele tem corpo em tons de laranja com detalhes em branco e preto. Imagem: Luiz Munhoz/Ulbra

Glossário

Animais vertebrados: espécies que, na maioria dos casos, têm medula espinhal (estrutura que atua nos movimentos do corpo, entre outras funções) e coluna vertebral (haste óssea que sustenta o peso do corpo e garante uma postura adequada, por exemplo).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido