Desenvolvedores de aplicativos como Fortnite e Spotify criaram um grupo, chamado Coalition for App Fairness (Coalização Pela Igualdade de Aplicativos, em tradução livre do inglês), para exigir mudanças na forma como as lojas de aplicativos tratam parceiros.

A polêmica começou quando, no dia 13 de agosto, foi acrescentado ao Fortnite uma nova modalidade de compras de V-Bucks (a moeda premium do jogo) que driblava o sistema de “imposto” que a Epic Games (proprietária do Fortnite) precisava pagar à Apple e ao Google. Normalmente, os aplicativos pagam de 20% a 30% sobre tudo o que faturam com transações (compras e assinaturas mensais, por exemplo). Em resposta, as duas gigantes da tecnologia baniram o game das lojas de aplicativos.

Apps-contra-Apple-Google
#pracegover: a foto é uma composição. A uma corda rompida e logo de diversas empresas – Microsoft, Spotify, Epic Games, Apple e Google. Imagem: Getty Images e divulgação

A Epic Games, por sua vez, entrou na Justiça contra as empresas. E, em 24 de setembro, a Coalition for App Fairness foi anunciada oficialmente.

Organizações que não fazem parte da aliança também opinaram na disputa. A Microsoft, que produz games e aplicativos, manifestou-se a favor do Fortnite. Um grupo de jornais, liderados por New York Times, Washington Post e Wall Street Journal, divulgou uma carta dizendo que as práticas da Apple e Google são danosas.

A Google entrou com um pedido para anular o processo. O caso da Apple está sendo julgado pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers, da Califórnia, Estados Unidos. Até o fechamento desta edição do Joca, os casos ainda não tinham sido resolvidos.

Fontes: appfairness.org, B9, G1, Gizmodo, O Globo, site oficial da Epic Games e TecMundo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • josmai

    3 anos atrás

    como vcs sabem de tudo isso

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Josmai. Tudo bom? Nós pesquisamos muito, entrevistamos especialistas e investigamos. Para saber mais sobre como fazemos nossas reportagens, você pode assistir as nossas lives toda sexta no TV Joca, lá no YouTube. Até mais!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido