A organização da Fórmula 1 anunciou, em 26 de abril, um novo método de classificação para os Grandes Prêmios (GPs), que inclui uma prova chamada sprint qualifying. Nesse esquema, os pilotos disputarão uma corrida mais curta, de 100 quilômetros de distância (cerca de um terço de uma prova normal), para definir em que posição cada competidor sairá na largada da prova oficial, realizada aos domingos.

O novo modelo será testado em três corridas da temporada 2021. Até o momento, os organizadores da Fórmula 1 não divulgaram em que provas os testes devem ocorrer, mas já disseram que dois deles serão na Europa e um, fora do continente. A ideia é avaliar como o sprint qualifying vai funcionar para que possa ser adotado definitivamente na temporada 2022.

F1-edicao-170
#pracegover: a foto mostra diversos carros da Fórmula 1 durante a largada de uma prova. Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Como vai funcionar o sprint qualifying?
­– Sexta-feira: haverá uma corrida de classificação para o Sprint qualifying. Essa disputa determinará a posição de largada que os pilotos terão no Sprint.
– Sábado: dia em que será realizado o sprint. O resultado dessa corrida definirá a posição de largada dos pilotos na prova oficial. Além disso, pelas novas regras, os três primeiros colocados no sprint ganharão pontos no Campeonato Mundial de Fórmula 1: três pontos para o primeiro lugar, dois para o segundo e um para o terceiro.
– Domingo: corrida oficial.

Por que é importante largar em uma boa posição na corrida oficial?
O piloto que termina em primeiro lugar na corrida de classificação ganha o direito de largar em primeiro na disputa oficial e, com isso, passa a ter mais chances de vencer a prova.

Fontes: Formula 1 Official Website, Globo Esporte, O Globo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido