No dia 20 de abril, o foguete Starship, da empresa SpaceX, foi lançado de uma base no Texas, Estados Unidos. Antes de alcançar altitude para orbitar a Terra, porém, explodiu. Não havia passageiros.

Starship é a nave mais potente já projetada. Com 33 motores principais, ela tem o objetivo de levar humanos à Lua na missão Artemis III, em 2025, e, mais tarde, até Marte. Pode carregar até cem pessoas, e sua tecnologia permitirá fazer várias viagens, enquanto um foguete comum não pode ser reutilizado.

Lançamento
A primeira tentativa de teste ocorreu em 17 de abril, mas foi adiada depois que uma válvula (que controla o fluxo de fluidos do foguete) congelou.

No dia 20, a nave saiu da base de lançamento com sucesso, mas, em determinado ponto, passou a perder altitude, pegou fogo e explodiu. Até o fechamento desta edição, a causa do acidente ainda não tinha sido divulgada.

Apesar disso, a SpaceX considerou o lançamento bem-sucedido. “Em um teste como esse, o sucesso vem do que aprendemos. O teste de hoje nos ajudará a melhorar a segurança da Starship à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, disse um comunicado da empresa. “Aprendemos muito para o próximo lançamento de teste, daqui a alguns meses”, publicou Elon Musk, dono da SpaceX, em uma rede social.

Glossário

Orbitar: órbita é a trajetória de um astro em torno de outro (girando em volta dele). A Terra orbita o Sol.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido