Flamengo campeão Libertadores
De virada, rubro-negros vencem o River Plate por 2 a 1. Foto: Divulgação/Conmebol

O Flamengo se tornou o primeiro time desde 1963 a vencer a Libertadores e o Campeonato Brasileiro em um mesmo ano. Até então, o único time que havia conquistado esse feito era o Santos, que, em 1962 e em 1963, foi campeão da Libertadores e da Taça Brasil (antigo Campeonato Brasileiro).

No dia 23, o time carioca venceu o clube argentino River Plate por 2 a 1 e se consagrou campeão da Libertadores, em uma final disputada no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.

No primeiro tempo, o River saiu na frente, com um gol de Borré, aos 14 minutos. Durante toda a primeira etapa e o tempo regulamentar do segundo tempo, o time argentino manteve a vantagem. Até que, nos acréscimos, Gabigol, do Flamengo, marcou duas vezes: uma aos 43 minutos e outra, aos 46.

Com a virada no final do jogo, o time carioca levantou a taça.

Flamengo campeão Libertadores
Gabigol, o autor dos dois gols do Flamengo. Foto: Divulgação/Conmebol

Um dia depois, o rubro-negro conquistou o título de campeão brasileiro de 2019. Com ampla vantagem em relação aos adversários – tinha 13 pontos a mais do que Palmeiras e Santos, segundo e terceiro colocados na tabela –, o Flamengo precisava apenas de uma derrota do Palmeiras para ser campeão.

E foi o que aconteceu: no domingo, o Palmeiras perdeu de 2 a 1 para o Grêmio no estádio Allianz Parque, na capital paulista.

Depois desse resultado, o Verdão não tinha mais como passar o Flamengo em número de pontos na tabela. Mesmo se vencesse todas as partidas que ainda faltam até o final do campeonato, o Palmeiras não iria obter a pontuação necessária para ultrapassar o clube carioca.

Com isso, o rubro-negro se tornou campeão a quatro rodadas do fim do Brasileirão, que acabará no dia 8 de dezembro (saiba mais abaixo).

Após os resultados do último fim de semana, o Flamengo passa a ter dois títulos da Libertadores (um de 1981 e outro de 2019) e sete do Campeonato Brasileiro (com conquistas em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019).

Glossário

Libertadores: maior campeonato de clubes da América do Sul. É realizado todos os anos.

E agora? O Campeonato Brasileiro acabou?

Não. Ainda faltam quatro rodadas. Embora o campeão já tenha sido definido, os outros times ainda vão brigar por posições na tabela. Ainda resta saber, por exemplo, os times que assumirão as primeiras colocações – ganhando automaticamente vagas para a Libertadores do ano que vem – e os clubes que vão cair para a série B por terem terminado o torneio com pontuações muito baixas.

Fontes: Globo Esporte, CBF e Lance.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • 1 ano atrás

    Mengoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • DANIEL PEREIRA

    3 anos atrás

    Mengo! Flamengo sempre o melhor!

  • eduardo

    3 anos atrás

    uma vez flamengo, sempre flamengo

  • eduardo

    3 anos atrás

    uau

  • 123456

    3 anos atrás

    Eu achei a noticia muito interessante porque fala do Flamengo ganhar a competição.

  • Lídia dos Santos Lima

    4 anos atrás

    Uma vez flamengo,flamengo até morre!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido