Após o governo da Finlândia anunciar, em 12 de maio, que tentará entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o porta-voz russo, Dmitry Peskov, afirmou que a decisão é uma ameaça definitiva à segurança nacional do seu país. Na prática, quando uma nação ingressa na Otan, ela possui a responsabilidade de ajudar militarmente os outros membros do bloco que estiverem em guerra.

Por isso, caso a Rússia entre em um conflito armado com algum dos países da Otan – como os Estados Unidos, que estão apoiando a Ucrânia no conflito (clique aqui para saber mais) –, a Finlândia guerreará contra ela. Até então, o país mantinha posição de neutralidade em relação à Rússia desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

De acordo com um comunicado das autoridades finlandesas, o país deve acelerar a entrada no bloco para finalizar o processo “sem demora”. O parlamento local ainda precisa aprovar a solicitação de ingresso, mas já possui a maioria necessária para isso. A maior parte dos finlandeses também é favorável à entrada.  

O porta-voz do governo russo respondeu, em nota, que “a Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica como de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional”. 

Peskov, no entanto, não falou diretamente sobre a possibilidade de um ataque direto à Finlândia. Ainda não está claro se os países da Otan ajudarão militarmente a Finlândia caso a Rússia ataque o país enquanto o processo de entrada no bloco estiver em andamento. 

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Luana

    1 ano atrás

    Por que a Rússia quer ser dono de tal território que a Ucrânia é dono? Minha professora explicou o por que dá guerra hoje na sala,e falou de tal território.

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Luana! Obrigado por deixar seu comentário e dúvida por aqui. Recomendamos que você leia a reportagem que fizemos sobre a guerra na edição 183 do Joca, em que dois especialistas no assunto responderam diversas dúvidas sobre o conflito. Fica aqui o link para você acessar: https://www.jornaljoca.com.br/russia-x-ucrania-perguntas-e-respostas/ E volte a deixar comentários sempre que quiser!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido