Mesquita de Al-Haran, na cidade de Meca, na Arábia Saudita

O fim do Ramadã lota mesquitas de vários países.

O Ramadã é uma época sagrada muito importante para os muçulmanos e acontece no nono mês do calendário muçulmano, época em que se acredita que o profeta Maomé recebeu a revelação de Alá (como os muçulmanos denominam o Deus Todo-Poderoso), dos primeiros versos do Alcorão (o livro sagrado).

Orações para o Ramadã

De acordo com o islã, Maomé caminhava pelo deserto, perto de Meca, 610 d.C., onde hoje é a Arábia Saudita. Certa noite, uma voz vinda do céu o chamou. A voz era do anjo Gabriel que disse a Maomé que ele tinha sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos anos seguintes, o anjo revelou as mensagens de Alá para Maomé, que começou a pregar os versos que seriam transcritos e comporiam o livro sagrado islâmico. 

JEJUM
Para comemorar essa data, durante este mês que os muçulmanos fazem jejum. Desde o amanhecer até a noite, eles não podem comer nada.

O Ramadã é praticado durante o todos os dias do mês, começando na alvorada e terminando quando o sol se põe.  O praticante  te que manter a mente em Alá, seu Deus, fazer recordações e orações. São realizadas 5 orações por dia (sala) e durante o mês de jejum é recitado o Taraweeh, que é uma oração especial feita à noite.

O jejum é feito por cerca de 29 dias entre o nascer e o pôr do sol. O dia começa com o suhoor, uma refeição feita ainda de madrugada, e termina com o iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. É um momento de celebrar com a família e os amigos, ocasião em que pessoas de outras religiões podem ser convidadas a participar.

Esse ritual é obrigatório para os muçulmanos que que estão virando adolescentes.O primeiro jejum de uma pessoa na comunidade muçulmana é algo para celebração e festa. É um momento muito importante para os jovens. O fato dos pais autorizarem os filhos a praticar jejum é o símbolo da passagem da juventude para a vida adulta.

Foto:  Fardin Waezi / UNAMA

28/07/2014- Cabul, Afegãos começam a chegar na mesquita de Eid Gah, em Cabul para celebrar fim do mês do Ramadã.

Foto:  Fardin Waezi / UNAMA

Foto:  Fardin Waezi / UNAMA

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido