Frequentemente ouvimos essa afirmação dos pais referente à rotina do filho em casa.

– Mas, doutor, ele só quer comer a tal hora… Ele só dorme quando quer… Os programas de TV são os que ele escolhe… E assim por diante.

E, nesta realidade, vem o questionamento: como agir?

Muitas famílias, dentro de um automatismo do dia a dia, consideram normal esta evolução e entram no comodismo e na resposta mais fácil. A criança tem o comando do controle remoto, com o qual estipula os canais e os horários, e não apenas o controle da TV, mas da casa inteira.

Desde o início, não podemos perder o foco do nosso papel quanto a formadores e educadores de bons hábitos para nossos filhos. Afinal, abraçamos essa missão de promover em casa o exemplo de uma rotina coerente e organizada, que sirva de estímulo a todos que nos cercam para uma vida saudável e tranquila.

Os filhos recebem esses benefícios morais e comportamentais à medida que lhe são entregues. Portanto, aí está o nosso grande papel. Vamos encarar?

O desenvolvimento de uma criança será tanto melhor quanto mais for propiciada uma rotina diária com horários para as refeições, para as brincadeiras (o que deve ser estimulado com as atividades físicas), o banho, a hora do computador, até mesmo o momento de dormir. Tudo isso pode ser organizado com calma e combinado entre ambas as partes, sem sobrecarregara carga horária da criança com afazeres em excesso.

É importante desde cedo que seja estipulada a hora do sono: em determinada hora, os pais diminuem todos os estímulos para o filho e se deitam juntos com ele por alguns minutos, para o descanso da criança. Isso deve ocorrer independentemente de suas tarefas com o trabalho ou com a casa, que podem continuar, porém, seu filho já estará dormindo e pode contar com um desenvolvimento saudável.

Vamos pulverizar bons conceitos e bons hábitos, começando em casa, com nossos filhos. O que acha?

Denise Bedoni
Clin Kids

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Vamos Refletir?

    8 anos atrás

    […] Fonte: http://jornaljoca.com.br/portal/2015/07/06/filhos-no-comando-da-casa/ […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido