3072 - MRS

Trens elétricos em miniatura são divertidos em todas as idades

As férias de janeiro são as mais esperadas pelos estudantes. É quando dá para descansar e também fazer atividades que gostam e dão prazer. Para o jovem Thiago Costa, 15 anos, de Miguel Pereira (RJ), dessa vez o recesso escolar está sendo diferente e com muitas novidades. Ele está aproveitando para expandir seus conhecimentos sobre o ferreomodelismo, prática que se apaixonou há um ano.

“Não tinha muita informação sobre os trens elétricos. Navegando pela internet comecei a me interessar. Comentei com os meus pais sobre dedicar um pouco do meu tempo à prática. Foi quando eles me deram de presente o traçado A+B+C da Frateschi”, explica Costa sobre a sua entrada no mundo das miniaturas.

3073 - RUMO – Fase II

Com os trilhos, vagões e locomotiva em mãos, Thiago iniciou a montagem de sua maquete. “O meu projeto é de 2,05m x 1,05m . Nele, inseri algumas construções como casas, prédios e comércios. Por não ter muito espaço em casa a maquete fica na parede quando não estou usando.  Para os trens rodarem, a coloco no chão da sala. É quando o nosso lar se transforma em uma estação ferroviária e podemos viajar pelos trilhos e nos aventurar”, diz.

3074 - ALL

“A minha família sempre me apoiou na prática do ferreomodelismo. Foram eles que deram também os primeiros acessórios da minha coleção. Com o hobby, estou aprendendo muito sobre diversas áreas e ficando muito criativo. Imagino diferentes possibilidades para a minha maquete. Não paro de ter ideias para ela ficar perfeita”, comenta o ferreomodelista.


3075 - VLi

“Como estou cursando o ensino médio durante as férias escolares posso me dedicar mais aos meus trens elétricos. Passo horas com eles. É um hobby que não tem explicação. Não sei como defini-lo”, se entusiasma Thiago Costa, recém praticante do ferreomodelismo.

A coleção de Costa está crescendo a cada dia. “Eu já tenho três vagões de minério da RFFSA, dois HOPPER, um RFFSA, uma U20c da MRS e uma G12 da RFFSA. Sempre que me divirto na maquete, os vagões estão comigo, sempre sobre trilhos”, conta.

3072 - MRS
3072 - MRS

3073 - RUMO - Fase II

3073 - RUMO - Fase II
3074 - ALL
3074 - ALL
3075 - VLi
3075 - VLi

Não é preciso ter um grande espaço para começar a se divertir com as miniaturas. A maquete do pequeno maquinista contém dois trens, sendo um de passageiros na linha externa e um cargueiro na linha interna, além de vários vagões de carga no pátio de manobras e uma terceira locomotiva no depósito de locomotivas.

As miniaturas de trens elétricos são produzidas em diferentes escalas. Existem diversas bitolas no mundo, sendo que a mais comum é a de 1435 mm, que dividida por 87, totaliza 16,49mm (16,5mm), na escala HO. A medida é referente à bitola dos trilhos, ou seja, a distância de um trilho ao outro, nessa escala.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • sophiaalvessugimoto

    2 anos atrás

    Muito legal! ??

  • alini

    2 anos atrás

    muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido