Fernando de Noronha é conhecido pela riqueza de sua biodiversidade. Foto: Divulgação.

Fernando de Noronha se tornou o primeiro lugar do Brasil a proibir o uso de plásticos descartáveis. A nova lei, que passará a valer em abril de 2019, proíbe que o material seja vendido e utilizado no arquipélago (conjunto de ilhas).

Entre os itens que não poderão mais ser utilizados estão copos, talheres, pratos e garrafas plásticas, canudos, sacolas e embalagens e recipientes plásticos.

Com a nova medida, todos os estabelecimentos comerciais (restaurantes, hotéis, mercados, entre outros) deverão retirar de circulação os produtos feitos de plásticos. Moradores e turistas também deverão cumprir a nova regra.

De acordo com o decreto (ordem que vem de uma autoridade superior) publicado no Diário Oficial de Pernambuco, pessoas e estabelecimentos que não cumprirem a lei receberão, primeiro, um alerta das autoridades. Caso a pessoa seja flagrada novamente, deverá pagar multa. Já os estabelecimentos comerciais que descumprirem a lei mais de uma vez poderão pagar multa ou até serem proibidos de funcionar, em casos mais graves.

O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e pertence a Pernambuco. Foto: Divulgação.

A medida foi criada com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente. Patrimônio Mundial da UNESCO, Fernando de Noronha é um lugar conhecido por suas belezas naturais e grande variedade de espécies de plantas e animais – estima-se que existam cerca de 400 espécies de plantas e 95 de peixes (incluindo tartarugas e golfinhos).

Para especialistas em ecologia, o descarte inadequado de plástico é, hoje, um dos maiores problemas ambientais do planeta. Além de gerar um grande volume de lixo, o material pode ser ingerido por animais, prejudicando a sobrevivência das espécies. Acredita-se que, se nada mudar, em 2050, haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos.

No caso de Fernando de Noronha, muitos criticam a decisão de proibir os plásticos por acreditarem que haveria formas melhores de resolver o problema, como investir em reciclagem. Para essas pessoas, a proibição do material seria uma medida muito radical, que poderia prejudicar as vendas de estabelecimentos comerciais.

Fontes: Diário Oficial de Pernambuco, G1 e Ilha de Noronha.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • bralmeidaluiza

    2 anos atrás

    Gostei muito recomendo

  • laurafonseca

    2 anos atrás

    gostei da reportagem porque tem muitos golfinho e muitas tartarugas e baleias morrendo por causa disso então eu apoio essa lei

  • luisg244

    2 anos atrás

    gostei

  • alyra

    2 anos atrás

    que bom proibiram o plástico

  • alyra

    2 anos atrás

    ainda bem

  • yane klly

    3 anos atrás

    muito interessante muito interesante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido