Rei Felipe VI, da Espanha, fala no palco durante o jantar inaugural do Mobile World Congress 2024. Crédito de imagem: Mario Wurzburger/Getty Images/reprodução

Entre 26 e 29 de fevereiro, é realizado em Barcelona, na Espanha, o Congresso Mundial de Telefonia Móvel (Mobile World Congress, MWC, em inglês), evento que reúne algumas das principais marcas de celulares e computadores do mundo. O congresso ocorre todo ano e é uma grande oportunidade para as empresas anunciarem os próximos lançamentos, além de favorecer pontes entre produtores e investidores (pessoas que investem dinheiro em quem produz). 

Mobile World Congress, MWC: um dos maiores eventos de fabricantes de produtos de conectividade. Ocorre, tradicionalmente, nas cidades de Barcelona, Kigali, Xangai e Las Vegas. É organizado pela Associação para o Sistema Global de Comunicações Móvel (GSMA, na sigla em inglês), entidade mundial que representa os interesses de operadoras e fabricantes de telefonia móvel.

Já no primeiro dia, empresas como Lenovo e Motorola apresentaram novidades para os próximos meses. Confira abaixo.

Smartphone flexível

A Motorola apresentou ao público um novo conceito de celular, que se flexiona em diferentes posições, podendo, até mesmo, fechar-se ao redor do punho para ser utilizado como relógio. O protótipo desse modelo já havia sido apresentado em novembro de 2023, mas foi oficialmente mostrado ao público durante o primeiro dia da MWC24.

Notebook com tela transparente

A Lenovo promete lançar um notebook de design futurista: sem bordas e com tela e teclados transparentes. A composição de vidro permite que a máquina projete imagens em ambas as estruturas e, no teclado, há um espaço para que o usuário desenhe.

Primeiro carro elétrico da Xiaomi

A Xiaomi, fabricante chinesa de celulares, expôs ao público o SU7, primeiro veículo elétrico produzido pela empresa, anunciado ao fim do ano passado. Weibing Lu, presidente da Xiaomi, declarou acreditar que, em cerca de dez anos, a situação do mercado automobilístico será similar ao de aparelhos móveis, no qual as cinco principais fabricantes dominam a maior parte das vendas. Nos últimos anos, a empresa tem expandido a gama de produtos para além dos smartphones, fabricando eletrodomésticos e, agora, veículos.

Sistema avançado de inteligência artificial (IA)

Em seu estande, a Samsung oferece ao público a experiência de utilizar os serviços de IA da nova linha de smartphones Galaxy S24. Algumas das novidades do aparelho são: serviço de tradução simultânea entre diferentes línguas em uma chamada telefônica; sistema de busca ainda mais rápido, que obedece a gestos mínimos desenhados na tela; e recurso de edição generativa de imagens, que permite ao usuário editar fotos (como mover a posição de objetos) de maneira rápida e com resultados de alta qualidade.

Fontes: MWC, O Globo, Samsung, Xiaomi, Lenovo e Samsung.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido