Faustão esperou apenas sete dias para receber órgão doado em razão do estado de sua saúde
Em 27 de agosto, Faustão (Fausto Silva) — conhecido pelos programas televisivos brasileiros que apresentou ao longo da carreira — fez uma cirurgia de transplante de coração em consequência de uma insuficiência cardíaca que sofria desde 2020. A cirurgia foi realizada uma semana depois de a equipe médica responsável pelo caso declarar a necessidade de transplante do órgão. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein, a cirurgia teve êxito e Faustão se recupera do procedimento.
Transplante: é o processo em que um órgão, ou parte dele, é doado do corpo de um indivíduo para outro. A doação deve ter o consentimento do doador ou de sua família. Para que um coração seja doado, o doador deve ter chegado à morte cerebral (em que o cérebro perde definitivamente todas as funções, mas o corpo segue funcionando) e sua família deve estar de acordo.
Insuficiência cardíaca: doença em que o coração enfrenta dificuldades para bombear o sangue para todo o organismo.
Faustão entrou, no dia 20 de agosto, para a lista de pacientes brasileiros que aguardam pela doação de um coração e, no dia 27, passou pela cirurgia. Essa fila vale para todo o país, tanto para hospitais públicos como privados, e é organizada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Sistema Único de Saúde (SUS).
Viu que o apresentador Faustão realizou hoje a cirurgia de transplante de coração e quer saber como o Sistema Nacional de Transplantes funciona? Então segue o fio 🧵 👇
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
O SNT não permite que pacientes paguem para passar na frente dos outros — todos devem esperar sua vez. No entanto, a ordem de pacientes a receberem o órgão doado não é por chegada, ela considera outros fatores para classificar os pacientes prioritários, como o tipo de sangue (que deve ser compatível com o do doador) e o estado de saúde do indivíduo (ou seja, pacientes com mais risco de morte devem ser atendidos primeiro).
Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes e Band.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.