Raúl Castro conversa com seu sucessor na Presidência de Cuba durante Assembleia Nacional em Havana em 2016. Ismael Francisco/Cortesia de Cubadebate/Handout via Reuters
Raúl Castro conversa com seu sucessor na Presidência de Cuba. Ismael Francisco/Cortesia de Cubadebate

Raúl Castro deixou nesta quarta-feira (19) de ser o presidente de Cuba. O dia é considerado histórico porque será a primeira vez, em quase 60 anos, que a ilha não será governada por um membro da família Castro.

Ele será substituído pelo vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, que teve a maioria dos votos dos representantes da Assembleia Nacional do país.

O sucessor ficará no poder por cinco anos, mandato que poderá ser renovado por mais cinco anos. Ele é o primeiro presidente nascido depois da Revolução Cubana de 1959.

Apesar da mudança, Castro continua até 2021 como primeiro secretário do Partido Comunista, órgão máximo de decisão na ilha de acordo com a Constituição (conjunto de normas que regem um Estado).

Os Castro

Fidel Castro comandou a ilha caribenha durante quase 50 anos. Depois, passou o poder ao irmão, Raúl.

Durante o governo de Raúl, Cuba passou por uma série de mudanças, como a proibição de políticos ficarem mais de dez anos no cargo, a liberação do acesso à internet e a volta dos diálogos com os Estados Unidos.

Saiba mais sobre a história de Cuba e os irmãos Castro na Coleção da Edição 110 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido