Mending the Sky
Como será o mundo após a pandemia? A pergunta serve de base para a mostra Mending the Sky (em português, emendando o céu), aberta desde 10 de outubro no Museu de Arte de Nova Orleans. Nos projetos de 11 artistas, os visitantes veem quadros, animações e peças de arte que convidam a refletir sobre o planeta e se perguntar: como seria possível construir um futuro mais justo após a crise gerada pela pandemia?

#pracegover: obra suspensa no teto em tons de azul na mostra Mending the Sky. Foto: reprodução

The Lotus Effect
No museu The Rubin, em Nova York, os visitantes podem contribuir com uma das obras em exibição desde junho. Basta entrar no site da instituição, seguir as instruções e fazer um origami de lótus, flor que nasce em águas lamacentas. Segundo a instituição, essa flor é um lembrete de que momentos bonitos podem surgir mesmo em períodos difíceis. Todos os origamis feitos pelos visitantes — e levados por eles até o museu — vão para a instalação The Lotus Effect (em português, o efeito lótus), que simboliza gratidão a tudo que nos ajuda a enfrentar dificuldades.

#pracegover: obra com diversas dobraduras presas em fios ao teto, em tons de vermelho e rosa. Foto: reprodução

Agua Dulce
Imagine um espaço ao ar livre com mais de mil plantas, sons de pássaros e bancos para relaxar. Esta é a Agua Dulce, instalação da instituição The Bass, museu de arte contemporânea de Miami Beach. Criado pelo artista mexicano Abraham Cruzvillegas, o projeto quer mostrar a importância da cura, da generosidade e da resiliência (capacidade de enfrentar desafios). O espaço dispõe de artistas imitando sons de pássaros locais e mais de 23 espécies vegetais, incluindo plantas medicinais, ou seja, que podem ajudar a tratar doenças.

#pracegover: jardim a céu aberto abriga a obra Agua Dulce. Foto: divulgação

Fontes: Folha de S.Paulo, New Orleans Museum of Art, The Bass e The Rubin

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Exposições de arte levam energia positiva para visitantes […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido