A exposição conta com mais de cem peças resgatadas dos escombros. Foto: CCBB/ Divulgação
Museu pegou fogo em 2 de setembro de 2018. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Uma exposição com mais de cem obras recuperadas após o incêndio no Museu Nacional vai ser realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro (RJ), no dia 27 de fevereiro. Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate vai celebrar o trabalho dos arqueólogos que reviraram os escombros da tragédia para recuperar as peças perdidas — 103 delas vão fazer parte da mostra, assim como outros 77 objetos que foram preservados por não estarem no prédio atingido pelo fogo.

Um dos maiores destaques da exposição é o crânio de um jacaré-açu, o maior da Amazônia. Esculturas do Antigo Egito (de 1380 antes de Cristo) também vão compor a exibição.

Crânio de jacaré-açu é destaque da exposição. Foto: Centro Cultural Banco do Brasil/Divulgação

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo (encontrado nas Américas há mais ou menos 12 mil anos, o que faz com que ela seja considerada a primeira brasileira), era a estrela da exposição original. Por não ter sido totalmente preservado, ele não vai fazer parte da mostra e será substituído por uma réplica.

Os objetos foram resgatados por uma equipe que trabalhou sob sensação térmica, ou seja, a temperatura que sentimos no ar, de até 46 graus Celsius (°C). Para ter uma noção, a sensação térmica mais alta no Rio de Janeiro em 2018 foi de 45,3°C.

A previsão é de que a estrutura do Palácio São Cristóvão, parte do local que foi atingida pelo fogo, e os trabalhos de resgate das peças estejam terminados até março, quando será instalada uma cobertura provisória para que o Museu Nacional volte a funcionar o mais cedo possível.

Cerca de 25% (ou um quarto) da instituição já foi recuperada, e as buscas vão ficar ainda mais eficientes quando a cobertura for instalada porque será mais fácil vasculhar os andares mais baixos que foram soterrados.

A exposição no CCBB fica aberta para visitação até 29 de abril. A entrada é gratuita.

Fontes: Estadão e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido