A exposição está ocorrendo no Farol Santander, em São Paulo, e ficará disponível até 02 de fevereiro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
A exposição está ocorrendo no Farol Santander, em São Paulo, e ficará disponível até 02 de fevereiro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
A exposição está ocorrendo no Farol Santander, em São Paulo, e ficará disponível até 02 de fevereiro. Arte: Ana Beatriz Pádua.

Você já imaginou como deve ser viver dentro de um quadro? A exposição Tarsila Para Crianças, inaugurada em 26 de novembro. no Farol Santander (no centro de São Paulo), tem como objetivo fazer com que o público possa experimentar exatamente essa sensação.

A partir de sons, cenários e espaços interativos, as crianças “entram” nos quadros da Tarsila do Amaral, pintora brasileira que viveu entre os anos 1886 e 1973 (saiba mais sobre ela abaixo).

No espaço dedicado ao quadro Abaporu, por exemplo, os visitantes podem fazer vários questionamentos ao personagem. É possível perguntar sobre a obra, a vida da Tarsila, suas telas (como os materiais que ela usava para pintar e as obras mais importantes) e a arte na época em que ela viveu.

É possível fazer perguntas para o Abaporu sobre o quadro, a vida da Tarsila, suas obras e a arte no Brasil. Foto: Divulgação.
É possível fazer perguntas para o Abaporu sobre o quadro, a vida da Tarsila, suas obras e a arte no Brasil. Foto: Divulgação

Na mesma área, fica o espaço do quadro A Lua. Ali, quem visita pode se divertir em um balanço que possui o mesmo formato que a lua do quadro. Já para a obra A Cuca, vários bichos que fazem parte das obras da Tarsila são projetados dentro de uma toca.

No espaço dedicado a obra "A Lua", o público pode brincar em um balanço em formato de lua. Foto: Divulgação.
No espaço dedicado à obra A Lua, o público pode brincar em um balanço em formato de lua. Foto: Divulgação

Além disso, a mostra oferece desenhos de figuras dos quadros da Tarsila para ser coloridos pelas crianças.

A exposição também tem telas que mostram outros quadros da artista em movimento, testes para o público descobrir, por meio das cores, qual quadro da artista é exibido e explicações sobre a vida de Tarsila escritas no sistema braile. O braile é um método de escrita feito para pessoas com deficiências visuais, em que elas passam a mão por cima da escrita e sentem bolinhas em relevo que formam letras, números ou sinais que seguem os padrões do sistema.

Quem foi Tarsila do Amaral?

Tarsila foi uma das principais artistas do modernismo brasileiro, movimento que rompeu com a tradição clássica (que buscava representar as pessoas no quadro como elas eram) e buscava inovar a arte do país. Ela acreditava que o modernismo tinha que ser algo característico do Brasil, e não apenas inspirado na cultura europeia. Por isso, costumava pintar temas relacionados ao país, sua natureza e a cultura popular com cores daqui.

Informações

Data: de 26 de novembro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020

Local: Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo)

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 20h

O que eu penso sobre…

“Gostei muito da parte que a gente pinta e completa desenhos dos quadros da Tarsila. O tipo de desenho é bem legal, peguei um peixe e pintei com as cores de que eu gosto, que são vermelho, azul e rosa. Também gostei de saber um pouco mais sobre a vida dela.”  Mariana M., 5 anos.

“Do que eu mais gostei foi a parte da caverna, porque tem muitos desenhos de bichos e atividades legais para brincar. Não conhecia a Tarsila, mas gostei que ela pinta muitas frutas.” Manuela V., 5 anos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido