De 10 de setembro a 27 de novembro, a exposição Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo estará aberta ao público no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A coleção traz dezenas de esqueletos e fósseis de dinossauros dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Entre eles, o maior dinossauro já descoberto no planeta, o titanossauro Patagotitan mayorum.

O conjunto exibido apresenta um total de 16 réplicas de esqueletos completos e 20 fósseis originais. Uma das principais atrações, o fóssil do Patagotitan é a maior ossada já descoberta por paleontólogos e tem 40 metros de comprimento e aproximadamente 70 toneladas.

A mostra também traz o fóssil de um dinossauro considerado um dos mais antigos do mundo, chamado Buriolestes schultzi. A peça foi encontrada em um sítio de pesquisas brasileiro do Rio Grande do Sul.

“Mais do que a chance de ver de perto esses seres magnífi cos, essa mostra é uma oportunidade de conviver com espécies da América do Sul e, assim, entender melhor nossa história, uma oportunidade única de entretenimento científico que interessa a toda a família, a todos nós”, comentou Luiz E. Anelli, paleontólogo responsável pela exposição no Brasil, em comunicado à imprensa.

Os ingressos para a mostra podem ser comprados pela plataforma de vendas Livepass. A entrada inteira custa 40 reais, de terça a sexta, e 50 reais, aos sábados e domingos. Há também a venda de meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiência.

#pracegover: Ilustração do Patagotitan mayorum, dinossauro de corpo e pescoço compridos. A espécie tem a pele em tons de verde, marrom, preto e cinza. Crédito de imagem: MUSEO PALEONTOLÓFGICOEGIDIO FERUGLIO. FOTOS: A. OTERO E G. LIO

CONHEÇA OUTROS DINOSSAUROS DA EXPOSIÇÃO

EORAPTOR: assim como o Buriolestes, é conhecido como um dos mais antigos do mundo — viveu há cerca de 220 milhões de anos. Era pequeno, raramente ultrapassando um metro de comprimento e 10 quilos.

HERRERASAURUS: tão antigo quanto o Eoraptor, já que foram encontrados fósseis desse gênero de aproximadamente 230 milhões de anos. Pesava em torno de 350 quilos e tinha entre 3 e 6 metros de comprimento.

CARNOTAURUS: viveu há mais ou menos 70 milhões de anos e ficou conhecido por esse nome por se alimentar da carne de outros animais. Um carnotauro adulto pesava entre 1,4 tonelada e 2,1 toneladas e podia atingir 9 metros de comprimento.

AMARGASAURUS: é o maior entre os quatro gêneros, chegando a medir 10 metros de comprimento quando adulto e pesando aproximadamente 2,6 toneladas. Viveu na América do Sul, entre 121 milhões e 129 milhões de anos atrás.

#pracegover: Área de escavação vista de cima. O chão é de terra e cheio de pedras. No entorno, é possível ver um pouco de vegetação. Crédito de imagem: F, MUSEO PALEONTOLÓFGICOEGIDIO FERUGLIO. FOTOS: A. OTERO E G. LIO

Fontes: Atlas Virtual, Folha de S.Paulo, G1, Livepass, Midiorama, Oficina de Réplicas da USP e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 193 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido