O ex-premiê japonês Shinzo Abe. Foto: Kremlin/Fotos Públicas

O ex-premiê japonês Shinzo Abe morreu, em 8 de julho, enquanto fazia um discurso na cidade de Nara, no Japão. Ele tinha 67 anos e foi baleado durante uma campanha para as eleições do parlamento local, que está marcada para o dia 10. Na ocasião, ele estava defendendo o aliado Kei Sato, um dos candidatos.

“Durante a pandemia, ele ouviu as preocupações de todos. Ele é o tipo de pessoa que não procura razões para fazer algo”, dizia Abe no discurso. Todos os principais partidos políticos do país condenaram o ataque e Fumio Kishida, atual primeiro-ministro e aliado de Abe que busca a reeleição, suspendeu sua campanha política após o ataque. 

“Foi um ato de brutalidade que ocorreu durante as eleições, a base da nossa democracia, e é absolutamente imperdoável.”

Atual premiê do Japão, Fumio Kishida, em entrevista coletiva logo após os disparos.  

Um homem de 41 anos, suspeito de ter disparado os tiros, foi preso, mas ainda não foi confirmado se ele cometeu o crime e qual teria sido o motivo do ataque. Abe foi a primeira pessoa que ocupou o cargo de primeiro-ministro que foi morta desde a década de 1930.

Em 2019, o então primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante a Primeira Sessão Plenária da Cúpula de Líderes do G20. Foto: Alan Santos/PR/Fotos Públicas

Quem foi Shinzo Abe?

O ex-premiê japonês já nasceu, em 1955,  em uma família de políticos. Enquanto o pai foi ministro das Relações Exteriores, o avô e o tio-avô já ocuparam o cargo de primeiro-ministro. Shinzo Abe, por sua vez, foi premiê do Japão entre 2006 e 2007 – tendo sido o mais jovem a ocupar essa posição no país desde a Segunda Guerra Mundial – e, depois, entre 2012 e 2020 (época em que renunciou para cuidar da saúde). Ele foi o primeiro-ministro que ocupou o cago por mais tempo no Japão. 

Fontes: CNN Brasil, CNN Brasil, Deutsche Welle, Folha de S.Paulo e Nexo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido