Michel Temer fazendo pronunciamento quando era presidente

O ex-presidente da República Michel Temer foi preso preventivamente pela Operação Lava Jato na manhã do dia 21 de março, em São Paulo (SP). Segundo o Ministério Público Federal, a prisão preventiva é necessária porque tudo indica que uma organização criminosa da qual o ex-presidente faria parte ainda está operando. Assim, deter investigados é um jeito de prejudicar o esquema. 

A prisão tem como base os depoimentos de executivos da construtora civil Engevix, que teria conseguido contratos para participar das obras da usina nuclear Angra 3 por meio do pagamento de propinas ao ex-presidente. O dinheiro, segundo as investigações, seria usado para financiar a campanha eleitoral de Temer.

A Lava Jato trabalha com o sistema de delação premiada, em que uma pessoa acusada de ter cometido um crime pode ter benefícios (como a diminuição do tempo na cadeia, por exemplo) caso aceite entregar outros envolvidos no esquema e colaborar com as investigações.

De acordo com o Ministério Público Federal, a Engevix teria pagado mais de um milhão de reais no fim de 2014 para poder participar da obra.

O juiz responsável pelo pedido de prisão, Marcelo Bretas, afirmou que a conclusão do Ministério é de que Michel Temer é o líder da organização criminosa que está sendo investigada e o principal responsável por atos de corrupção, desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro. O juiz mandou prender outras dez pessoas.

Além de Temer, o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco foi preso. A prisão preventiva de pessoas ligadas a Temer, como o coronel João Batista Lima Filho, a esposa dele, chamada Maria Rita Fratezi, e seu sócio Carlos Alberto Costa, também foi decretada.

Segundo presidente preso
Temer é o segundo presidente preso após investigação penal (que abrange crimes comuns). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a ser preso, em abril de 2018.

Glossário
Corrupção: quando um cidadão comum oferece dinheiro ou bens a um funcionário público — ou vice-versa — em troca de vantagens indevidas.
Lavagem de dinheiro: método usado para esconder o recebimento de dinheiro de forma ilegal. O objetivo é evitar que a Justiça descubra a origem indevida do recurso. Exemplo: indivíduo abre uma empresa e alega que certa quantia ilegal de dinheiro veio dos lucros dessa companhia.
Operação Lava Jato: conjunto de investigações da Polícia Federal que tem como objetivo entender um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina. Mais de mil pessoas já foram investigadas desde que a operação foi iniciada, em março de 2014.
Propina: dinheiro dado em troca de ações ilegais.

Aprenda mais sobre política no Manual das Eleições do Joca.

Fontes: Estadão e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • profjoca_007

    5 anos atrás

    oi

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    who is american

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Meu nome é Giovanna, tenho 9 anos estou no 4º ano C e gostaria de saber do Jornal Joca o que é "EMPRESA DE FACHADA" ?

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Olá, Giovanna! Tudo bem? Algumas empresas, quando querem fazer alguma coisa ilegal, usam “empresas de fachada” para não serem responsabilizadas por crimes. Como na empresa de fachada os donos e os funcionários não parecem ter relação com a empresa original, fica mais difícil identificar os verdadeiros culpados quando o crime é descoberto. Assim, essas pessoas esperam escapar da punição. Obrigada pelo seu comentário e continue lendo o Joca!

  • Gabriel Rios Almeida

    5 anos atrás

    as coisas que acontece hoje em dia´, cada coisa ;[

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu sou o Kelvin, de 9 anos do 4º ano C só pra dizer que eu apoio e gosto da Lava Jato. Torço para tudo dar certo e o Brasil melhorar.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Meu nome é Gustavo, do 4º ano C, tenho 9 anos, minha pergunta é por que os presidentes roubam tanto se sabem que um dia serão descobertos? Responde pra mim Joca!!!!

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Sou a Júlia, do 4º ano C, tenho 9 anos, estou gostando que a Lava Jato está prendendo políticos que roubam nosso dinheiro.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido