Entre 31 de março e 6 de abril, ao menos 80 tornados, além de fortes tempestades, atingiram os Estados Unidos, concentrados principalmente nas regiões sul e centro-oeste do país. Oito estados foram afetados: Alabama, Arkansas, Delaware, Illinois, Indiana, Mississippi, Tennessee e Texas. Até o fechamento desta edição, havia 32 mortes confirmadas.

Esse fenômeno natural acontece com frequência nos EUA em virtude da região em que o país está localizado: entre o ar frio que vem do Canadá e o ar quente e úmido vindo do Golfo do México. A área do território norte-americano em que ocorre o choque entre as massas quente e fria é conhecida como “corredor de tornados”. Cerca de 1.200 deles são registrados anualmente no país.

A cidade de Little Rock, no Arkansas, após tornado em 31 de março | #pracegover: diversas casas destruídas após passagem do tornado. Crédito de imagem: Benjamin Krain/Getty Images

O que são tornados?
Esses fenômenos costumam se formar quando ocorre uma tempestade intensa e o ar frio e seco se choca com o ar quente e úmido. O contraste entre as massas quente e fria leva ao surgimento de um tipo de nuvem em formato de cone, que faz movimentos de redemoinho e atinge o solo, causando destruição por onde passa. A velocidade do vento pode variar entre cerca de 100 e mais de 300 quilômetros por hora. Um tornado costuma durar minutos, mas há casos raros de algumas horas.

Fontes: BBC, Brasil Escola, Ciência Hoje, CNN, G1, Mundo Educação e O Globo

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido