O governo dos Estados Unidos anunciou que vai iniciar, com quatro famílias, o reencontro de imigrantes separados na fronteira com o México durante a gestão de Donald Trump, ex-presidente do país. A medida foi divulgada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA e faz parte das promessas de campanha do atual presidente norte-americano, Joe Biden. O site do departamento informou que os reencontros começariam a acontecer na semana de 3 de maio.

Segundo o secretário do departamento, Alejandro Mayorkas, as crianças dessas famílias estão nos EUA e, agora, os responsáveis por elas foram autorizados a entrar no país para encontrá-las. Mayorkas disse que uma delas é mexicana e outra, hondurenha. Algumas dessas crianças tinham apenas 3 anos na época da separação.


Em julho de 2019, um integrante da Patrulha de Fronteira dos EUA, no Texas, segura criança enquanto os pais eram mantidos sob a guarda de outros agentes | #pracegover: homem segura bebê no colo enquanto é observado por uma mulher. Crédito de imagem: John Moore/Getty Images

Essas reuniões serão “as primeiras de muitas”, anunciou Mayorkas. O governo norte-americano, que criou uma equipe só para rastrear as famílias separadas e reuni-las, não esclareceu se dará permissão para residência legal nos EUA a esses grupos familiares. Por enquanto, as famílias poderão entrar no país por meio da “liberdade condicional humanitária”, um processo de emergência.

Tolerância zero
Crianças imigrantes e suas famílias começaram a ser separadas na fronteira com o México em 2017, durante o governo Trump. Em 2018, o então presidente formalizou essa ação na política de “tolerância zero”, que envolvia a abertura de processos judiciais contra imigrantes não autorizados a entrar nos EUA.

O resultado da medida foi a deportação (envio de volta ao país de origem) de imigrantes e a consequente separação de menores de idade dos responsáveis. A ação teria afetado, aproximadamente, 5 mil crianças e adolescentes. A política foi suspensa ainda em 2018, após fortes críticas nos EUA e em todo o mundo. A estimativa é de que mil crianças ainda estejam separadas dos pais em território norte-americano.

Fontes: CNN, Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, EFE, G1, NBC News, NPR e The New York Times.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido