Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Um estudo da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, indicou que crianças que dormem menos horas do que as recomendadas por noite (de 9 a 11 horas) podem apresentar sinais de envelhecimento mais rápido.
A pesquisa, que analisou 1.567 crianças com 9 anos, estudou uma estrutura celular chamada telômero. Ela funciona como uma tampa das extremidades dos cromossomos para impedir o desgaste do nosso material genético e manter o cromossomo saudável.
A função de um telômero é parecida com a de um cadarço de tênis, que impede que ele desfie nas pontas. Mas cada vez que nossas células se dividem, processo crucial para o crescimento e o desenvolvimento do corpo, os telômeros ficam mais curtos.
Quando as células ficam sem telômeros, elas ficam com menos capacidade de proteger o organismo e morrem. É assim que se inicia o processo de envelhecimento de uma pessoa.
A pesquisa apontou que para cada hora de sono a menos que o recomendado, os telômeros das crianças encurtaram em média 1,5%. E as crianças que dormiam mais, apresentaram telômeros mais longos.
Estudos realizados com adultos também comprovaram que dormir demais pode ser prejudicial para a saúde.