Uma pesquisa* da Universidade Stanford, publicada em maio de 2019, nos Estados Unidos, aponta que o sucesso do jogador egípcio Mohamed Salah, do time inglês Liverpool, pode ter influenciado na diminuição de casos de ISLAMOFOBIA (preconceito contra muçulmanos – pessoas que praticam o islamismo).

De acordo com o estudo, desde que o atleta entrou no Liverpool, em junho de 2017, os crimes de ódio contra muçulmanos diminuíram quase 20% em Merseyside, região onde fica a cidade britânica. Outros tipos de crime não sofreram queda parecida no mesmo período e local. Além disso, no Twitter, as postagens de torcedores do Liverpool contra muçulmanos, que antes representavam 7,2% em relação aos outros times do Campeonato Inglês de Futebol, caíram pela metade desde junho de 2017.

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas passaram a se informar mais sobre o islamismo, religião do jogador, conforme Salah ganhava a simpatia do público. Entender mais sobre o assunto teria contribuído para que os torcedores deixassem o preconceito de lado.

O sucesso de Salah

Em 1° de junho, o Liverpool foi campeão da Champions League, a principal competição de futebol da Europa. Na partida, Salah marcou o gol que abriu o placar de 2 a 0 contra o Tottenham.

Salah celebra gol com oração: jogador tornou islamismo mais familiar entre os ingleses / #pracegover: Salah usa uniforme todo vermelho e chuteiras brancas. Na cintura, uma camiseta nas cores azul e branca está amarrada. Ele comemora em campo. Ao fundo outros jogadores estão presentes. Crédito: GettyImages

O sucesso do jogador no time começou em 2017, assim que ele entrou para a equipe. Naquele ano, Salah ganhou o prêmio Bola de Ouro da África como melhor jogador do continente e conquistou o título de vice-artilheiro do Campeonato Inglês de Futebol.

No Egito, ele é considerado herói nacional. Com Salah, a seleção do país chegou à Copa do Mundo de 2018, após quase 30 anos sem participar da competição.

* A pesquisa foi feita com 8.600 torcedores do Liverpool e foram analisados 15 milhões de tuítes de fãs de futebol.

Fontes: Esporte Fera, IG, The Independent UK e Premier League.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 133 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido