Pesquisadores da China e dos Estados Unidos publicaram um estudo no periódico científico The New England Journal of Medicine, no dia 13 de maio, mostrando que gatos podem ser infectados pelo novo coronavírus e transmiti-lo a outros gatos.

Para isso, os cientistas injetaram uma dose fraca do vírus em três gatos domésticos e colocaram cada um deles em uma gaiola com outro gato não infectado. Em todos os casos, os gatos que receberam a dose testaram positivo para o vírus e, depois, infectaram o parceiro de gaiola. Mas nenhum deles apresentou sintomas e todos estavam livres do novo coronavírus em seis dias, sem precisar de medicamentos.

Segundo um comunicado divulgado, a descoberta serve como um alerta. “É algo que as pessoas devem ter em mente”, afirmou Peter Halfmann, um dos pesquisadores. “Se você está de quarentena em casa e preocupado em passar covid-19 para filhos e cônjuges, saiba que também deve se preocupar com seus animais.”

Até agora, a ciência sabe pouco sobre a transmissão do novo coronavírus entre os animais. Na China, um cão foi testado fracamente positivo. O animal permanece em observação e não apresentou sintomas. Também existe a preocupação com uma população de macacos que desenvolveu a doença durante a pandemia.

Fonte: Exame, Folha de S.Paulo, G1, Galileu, The New England Journal of Medicine, O Globo e Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • 3 anos atrás

    eu tem bem

  • Beatriz Ladislau Vereno

    3 anos atrás

    Acabei de chegar no jornal e to adorando

  • Cleyton

    3 anos atrás

    mais se o Gato pegar o Coronavirus ele pode transmitir para o Ser Humano [ pergunta ]

  • Beatriz Ladislau Vereno

    3 anos atrás

    Acho que sim

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido