Protestos-Tailandia-GettyImages-Interna
Estudantes protestam em frente ao Ministério da Educação da Tailândia em 19 de agosto. Foto: Lauren DeCicca/Getty Images

Neste ano, milhares de estudantes de Bangcoc, capital da Tailândia, têm saído às ruas com frequência para protestar contra o governo. Em 16 de agosto, 10 mil pessoas de todas as idades se manifestaram. Entre os pedidos estão reforma da monarquia, fim da influência do Exército sobre o governo, nova Constituição (conjunto de leis de um país) e novas eleições.

O primeiro-ministro da Tailândia, Prayut Chan-o-cha, é um ex-comandante do Exército que assumiu o poder em 2014, com as Forças Armadas, em um golpe militar (saiba mais abaixo). Os manifestantes o acusam de manipular as eleições de 2019 para manter os militares no comando. Ele nega as acusações.

História
Em 1932, foi decretado o fim da monarquia absolutista (quando o rei tem todos os poderes) na Tailândia. Teve início, então, a monarquia constitucional (quando o monarca divide o poder com o primeiro-ministro). Desde então, o país sofreu 13 golpes — em que um governo substitui o outro sem que tenha sido escolhido pelos eleitores. O rei Maha Vajiralongkorn ocupa o trono desde 2016, após a morte do pai. Os manifestantes o criticam por ampliar seu poder por meio de alterações em leis.

Voldemort
Na Tailândia, criticar o rei pode levar a 15 anos de prisão. Para driblar a lei, alguns estudantes encontraram uma solução diferente. Eles se vestiram como personagens da série Harry Potter e carregaram cartazes com a foto do vilão Lord Voldemort. Chamado de “Você-Sabe-Quem” na saga, ele apareceu nos protestos para criticar o monarca tailandês sem que fosse preciso citar o nome do rei. 

Correspondentes internacionais

“Não participei dos protestos para não colocar a minha saúde mental nem a minha vida em risco. Sou menor de idade e, mesmo assim, posso ser preso por criticar o governo. Para mim, os protestos são encorajadores. Eles dão mais poder aos tailandeses. Nós somos ensinados a ser conservadores e guardar as coisas para nós mesmos, e os protestos estão mudando isso. Nas ruas os jovens usam o humor para criticar os políticos corruptos. Estamos lutando pelos nossos direitos sem deixar a diversão de lado”, Yannaphat S., 13 anos, Khon Kaen, Tailândia

“Participei de um dos protestos. A polícia tentou evitar a manifestação descobrindo o local de onde sairíamos, mas conseguimos ir às ruas mesmo assim. Achei muito criativo vincular um personagem fictício como o de Harry Potter a uma situação real na Tailândia. A ideia desse protesto foi lançar o feitiço ‘patronus’ para afastar ‘Você-Sabe-Quem’ (codinome que usamos para falar de certo alguém que está causando problemas na Tailândia). Aconteceu também um protesto de ‘corrida Hamtaro’: as pessoas corriam ao redor do Monumento à Democracia e cantavam uma música de Hamtaro, uma animação japonesa, incluindo as reivindicações do movimento na letra. Apesar de todos os protestos, o governo ainda não fez o que sugerimos. Espero que as coisas mudem em breve”, N., 17 anos, Bangcoc, Tailândia [o/a jovem preferiu não se identificar]

“Ainda não participamos de nenhum protesto, mas estamos acompanhando todas as novidades sobre o assunto. Achamos o movimento muito importante e corajoso. A Tailândia está sob regime militar há anos. Estamos orgulhosas dos cidadãos tailandeses por finalmente lutarem por seu livre arbítrio e sua liberdade de expressão. Os protestos são cruciais para trazer de volta a democracia tailandesa”, Nesta e Alice, 15 anos, alunas da Berkeley International School, Bangcoc (Tailândia)

Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, O Tempo e Reuters.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (17)

  • Ro Kruschewsky

    3 anos atrás

    Eu gostei da parte em que relacionaram o Voldemort com o governante da Tailândia kakakak, mas eu não gostei do fato que crianças podem ser presas. Mas eu fiquei feliz de ver que as crianças tiveram a coragem de ir protestar mesmo sabendo que poderiam ser presas

  • Lucas Pereira Rabelo

    3 anos atrás

    concordo com os protestantes

  • Davi Oliveira

    3 anos atrás

    Achei interessante relacionar o Voldemort ao rei da Tailândia como forma de se proteger durante os protestos e evitar prisões. Também estranhei que uma criança possa ser presa por criticar o governante.

  • Joao Baptista

    3 anos atrás

    Eu concordo com o lado dos protestantes pois, assim eles podem pedir mudanças e isso mostra a importância da liberdade de expressão.

  • Sophia Camargo

    3 anos atrás

    Achei bem criativa a idéia deles de usar algo fictício para fazer a manifestação.

  • Giovana Baungartner

    3 anos atrás

    Achei bem legal ver a iniciativa dos estudantes de usarem personagens televisivos para protestar.

  • Marina Moriya

    3 anos atrás

    Eu achei essa matéria muito interessante, eu não sabia do que estava acontecendo na Tailândia e me surpreendi com alguns fatos. A ideia de usar um personagem fictício foi bem surpreendente e criativa, apesar de o contexto ser triste. Espero que funcione!

  • Daniel Altman

    3 anos atrás

    Eu acho que é importante que estudantes se manifestem.

  • Pedro Pinho

    3 anos atrás

    Legal ter um jornal como o Joca , que da notícias especialmente para jovens

  • Laura Sirelli

    3 anos atrás

    Achei muito legal essa reportagem. Mostrou para todo mundo que os jovens e as crianças tem suas opiniões e que são muito validas. Adorei a forma que o Joca tratou desse assunto, de uma forma bem esclarecedora. É a primeira vez que entrei no site e gostei bastante .

  • Livia Rocha

    3 anos atrás

    Achei muito interessante a iniciativa e posicionamento dos estudantes.

  • Laura Sirelli

    3 anos atrás

    Achei muito legal esse protesto dos estudantes. Penso que mostrou para todo mundo que as crianças e jovens têm suas opiniões, e que são muito válidas. Gostei do jeito que o Joca tratou esse assunto, falando com uma linguagem bem esclarecedora. Foi boa a forma com que os estudantes se expressaram, com personagens fictícios. Essa é a primeira vez que entrei no site e gostei muito!

  • Natalia Venna

    3 anos atrás

    Eu achei bem legal e gostei da ideia de chamar alguém que está causando problemas de Voldemort.

  • Rosa Kosminsky

    3 anos atrás

    Achei legal de ver o movimento dos estudantes!

  • Livia Iozzi

    3 anos atrás

    Achei incrível a ideia de usar personagens fictícios, pois torna o manifestar mais atrativo para os jovens. É a primeira vez que acesso Joca, e gostei bastante da linguagem e do assunto!

  • Isadora Fernandes Brito Da Costa

    3 anos atrás

    muito boa e informativa essa notícia , Joca obrigada por toda a incrível leitura que você nos proporciona

  • alunograded4

    3 anos atrás

    Eu adorei ler essa história, você deveria ler também

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido