Pedro Cabral, 18 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática 2020, realizada entre os dias 21 e 22 de setembro. Outros cinco brasileiros levaram medalha de prata para casa. O feito colocou o Brasil entre os dez melhores países da competição, na frente, por exemplo, de Alemanha e Japão.

“Foi um sentimento de sonho realizado”, contou Pedro ao Joca. “Principalmente porque venho me preparando há cinco anos”, completou. Natural de Pernambuco, ele sempre considerou a matemática interessante, mas só se aprofundou quando professores o apresentaram à Olimpíada de Matemática. “Os problemas encontrados nas competições são diferentes, exigem mais pensamento e criatividade. Achei isso muito legal e decidi começar a estudar mais seriamente”, contou.

Pedro-Olimpiada-Matematica-Edicao-159
#pracegover: Pedro veste camiseta azul e usa óculos. Foto: arquivo pessoal

Pedro chegou a estudar 11 horas por dia para se preparar para a competição, marcada para acontecer na Rússia. Por causa da pandemia, cada participante realizou a prova no próprio país, em centros de aplicação, com a fiscalização de profissionais responsáveis.

O próximo passo de Pedro é no exterior. Ele acabou de se mudar para a França, onde vai estudar matemática e computação. Para quem quiser seguir o exemplo dele, o jovem indica determinação. “Olimpíadas são difíceis, mas qualquer aluno com esforço suficiente pode ser bem-sucedido.”

Fonte: site oficial da Olimpíada Internacional de Matemática.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido